IBRAM oficializa Painel Consultivo Nacional/TSMBrasil
17/11/23
Coletivo garante credibilidade na prestação de contas sobre os KPI´s avaliados nas empresas
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) oficializará, no dia 7 de dezembro, às 11h, a estruturação do Painel Consultivo Nacional (PCN), órgão consultivo independente vinculado a Agenda do TSMBrasil, que auxilia o setor na construção coletiva e democrática de uma indústria forte e responsável. O evento de lançamento acontecerá no escritório do Instituto, em Belo Horizonte (Rua Sergipe, 1440, 4º andar – Savassi). Clique aqui e faça sua inscrição.
O PCN é um dos eixos centrais do TSM (Towards Sustainable Mining/ Rumo à Mineração Sustentável) e é formado por pessoas da indústria da mineração, como também indivíduos sem vínculo direto com o setor. O intuito do Painel é garantir a credibilidade da agenda do TSM, por meio da definição de premissas e diretrizes sobre seu ferramental, bem como na avaliação consultiva dos dados reportados pelas empresas aderentes aos TSM, garantindo assim transparência na prestação de contas dos indicadores avaliados nas instalações.
Sobre o TSM no Brasil
No Brasil, o IBRAM adotou o TSM em 2019. Ele orienta e apoia empresas de mineração no gerenciamento de riscos ambientais e sociais. O IBRAM adaptou todos os protocolos para a realidade brasileira, a partir de um processo amplo e coletivo, que contou com a participação de toda sociedade. Os documentos estão disponíveis no link: https://ibram.org.br/tsm.
Na visão do IBRAM, o TSM Brasil combinado ao cumprimento das metas estabelecidas na Agenda ESG Mineração do Brasil vai promover uma intensa transformação positiva no desempenho da mineração em termos de sustentabilidade e segurança operacional.