IBRAM e CCPS assinam convênio para boas práticas de segurança de processos na mineração
06/10/21
O setor mineral dá mais um passo em direção ao avanço no cumprimento da agenda ESG da indústria da mineração brasileira. O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Center for Chemical Process Safety (CCPS), em português, Centro de Segurança de Processos Químicos, assinaram um convênio de cooperação para o desenvolvimento de normas de boas práticas de segurança de processo em indústrias de mineração.
O termo foi assinado no segundo dia da EXPOSIBRAM 2021, no painel “Segurança de Processo na Indústria Mineral: a Perspectiva do CCPS”. Moderado pelo especialista de Segurança de Processos da Usiminas, Eduardo Barbosa de Almeida, da Usiminas, o encontro contou com a participação do Diretor-Presidente do IBRAM, Flávio Ottoni Penido e do CEO da CCPS, Shakeek H. Kadri.
O Diretor-Presidente do IBRAM, Flávio Penido, destacou a relevância do convênio para a cadeia produtiva do setor mineral e não apenas os mais de 130 associados do Instituto.
Segundo ele, a iniciativa reforça que em todo o setor mineral há um movimento de união inédito, direcionado ao aprimoramento de suas políticas de ESG, de modo a aperfeiçoar sua governança e suas ações em respeito ao meio ambiente e às pessoas. “Nosso objetivo é dinamizar a agenda ESG da mineração, no Brasil. Vamos promover um aprimoramento nos processos de segurança do setor. Nossa iniciativa conta também com o apoio do Conselho Internacional de Mineração e Metais e da Associação de Mineração do Canadá”, informou Penido.
O CEO do CCPS elogiou a assinatura do acordo entre as duas instituições. Segundo Shakeek H. Kadri, a parceria vai gerar conhecimento e enriquecer também o trabalho do CCPS. “Considero o convênio um momento histórico. Nós não somos especialistas em mineração. Nosso foco é mais voltado para as indústrias química e de petróleo. A parceria com o IBRAM vai expandir nossa atuação porque alguns dos procedimentos para a área química podem ser adaptados para a mineração”, afirmou.
Segundo Kadri, o convênio vai permitir que o CCPS preste apoio ao IBRAM para implantação de normas de segurança de processo em indústrias de mineração, além de promover troca de informações com tradução de livros e realização de conferências.
Para saber mais sobre o que foi debatido neste painel assista à gravação no ambiente virtual da EXPOSIBRAM. É só fazer a inscrição gratuita.
Entenda o CCPS
O CCPS é uma Aliança Tecnológica Industrial do Instituto Americano de Engenheiros Químicos, uma entidade jurídica privada e sem fins lucrativos, constituída nos Estados Unidos.
Fundado em 1985, o CCPS reúne fabricantes, agências governamentais, consultores, universidades e seguradoras para liderar a melhoria da segurança dos processos industriais. As empresas integrantes do CCPS, trabalham em subcomitês de projetos, definindo e desenvolvendo diretrizes para aplicação prática na indústria. Os tópicos dos projetos abrangem uma série de áreas importantes para os fabricantes e variam de questões como fator humano a análises de risco qualitativas e quantitativas, vulnerabilidade de segurança e design inerentemente mais seguro.
Patrocinadores
A EXPOSIBRAM 2021 conta com o patrocínio da Vale (Diamante), Ubertec (Platina), Anglo American (Ouro), Kinross Paracatu (Ouro) Nexa Resources (Ouro), Mineração Usiminas (Prata), Mosaic Fertilizantes (Prata), Volvo (Prata), Alcoa (Bronze), (AngloGold Ashanti (Bronze), Appian Capital Brazil (Bronze), ArcelorMittal (Bronze), BAMIN (Bronze), Cedro Mineração (Bronze), Gerdau (Bronze), Samarco (Bronze), Shell (Bronze), Netherland Business (Parceria Internacional) e Ouro Verde (Apoio).
SERVIÇO
EXPOSIBRAM 2021
5 a 7 de outubro – 100% online
Inscrições gratuitas – https://cutt.ly/TEPS5rg