IBRAM apresenta oportunidades na mineração do Brasil a representantes finlandeses no webinar “Latam Talks: Brazil”
21/06/21
O comércio e o fluxo de investimentos entre a Finlândia e os países latino-americanos, em especial o Brasil, foram debatidos durante esta 2ª feira (21/06) no webinar “Latam Talks: Brazil”.
No encontro virtual, o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Flávio Penido, apresentou as ações do Instituto, voltadas para o fortalecimento do setor mineral, e fez um panorama sobre a mineração brasileira e apresentou um panorama de oportunidades para atrair investidores internacionais, inclusive finlandeses.
“A mineração do Brasil está em forte crescimento. A receita total do setor em 2020 teve um crescimento de 36%, comparada a do ano anterior, atingindo um valor de R$ 209 bilhões. A produção mineral também registrou crescimento expressivo de 24%, comparado a 2019”. O diretor-presidente do IBRAM ressaltou a importância de investir em pesquisa geológica no Brasil. “Hoje temos apenas 4,3% do território nacional pesquisado e, mesmo assim, o setor mineral representa 60% da balança comercial brasileira”.
Flávio Penido informou também sobre a previsão de investimentos na mineração brasileira. “Estima-se que no período de 2021 a 2025 teremos um investimento da ordem U$38 bilhões”. O dirigente do IBRAM aproveitou a ocasião para lembrar que o setor brasileiro está alinhado às questões envolvendo ESG – meio ambiente, responsabilidade social e governança – e que o IBRAM trabalha em prol desta agenda. “Firmamos em 2019 a Carta Compromisso do IBRAM Perante a Sociedade, um conjunto de 12 compromissos públicos da indústria da mineração para transformar o setor mineral em busca de mais sustentabilidade e responsabilidade nesta atividade”.
Ele também convidou os participantes do encontro virtual a participarem da Expo e Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2021), evento internacional organizado pelo IBRAM que ocorrerá entre os dias 5 e 7 de outubro no formato 100% virtual. “Será uma grande oportunidade para gerar negócios e debates sobre a mineração nacional e internacional”, disse o dirigente.
Participaram também do encontro o embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen, o diretor sênior da consultoria de gestão AFRY, João Cordeiro, o CEO e cofundador da Sensemet, Toni Laurila, o coordenadora da TF Brasil, Lasse Keisalo, e o presidente do Conselho Empresarial Finlandês-Latino-Americano, Kirsi Seppälainen.