IBRAM apresenta a sua estratégia para a cúpula da mineração mundial
20/06/24
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou da reunião do grupo executivo do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), chamado PLC, realizada na manhã desta quinta-feira, 20/06, em Belo Horizonte (MG). O encontro reuniu 30 representantes das mineradoras globais e também contou com a presença do diretor de Relações Institucionais do IBRAM, Rinaldo Mancin, e do diretor de Comunicação, Paulo Henrique Soares.
Raul Jungmann reforçou a importância do combate ao garimpo ilegal e da preservação da Amazônia, bandeiras defendidas com rigor pelo IBRAM. “O nosso futuro passa pela preservação da floresta, dos povos indígenas e da natureza. A nossa relação, como indústria, inverteu-se. Antigamente, as empresas iam do lucro à sustentabilidade. Agora partem da sustentabilidade ao lucro. É impossível, na sociedade conectada em que vivemos, desconsiderar os aspectos social e o ambiental”, disse.
O diretor-presidente do IBRAM também avaliou a importância da mineração para a transição energética. “Nós temos que ter uma relação com o futuro, que passa pela sustentabilidade, pela licença socioambiental e, evidentemente, pela superação da crise climática. Para isso, nosso setor se traduz na produção dos minerais críticos e estratégicos, sem a qual não há avanço tecnológico, não há possibilidade de segurança alimentar e segurança mineral”, destacou.