Grupo EBX institui diretoria de Sustentabilidade e Conselho Ambiental
23/04/10
O grupo EBX, do empresário Eike Batista, instituiu sua diretoria de Sustentabilidade e um Conselho Ambiental e Social. De acordo com nota enviada pelas empresas do grupo, a nova diretoria será responsável pela elaboração e execução do Plano de Sustentabilidade da holding.
;
Já o conselho, que foi originalmente instituído pela empresa de energia da holding, a MPX Energia, foi transferido para a EBX com o propósito de ampliar o seu escopo de atuação, passando a abranger todas as empresas do grupo e terá como objetivo orientar a implementação de práticas sustentáveis nos empreendimentos da MMX Mineração e Metálicos, LLX Logística e OGX Petróleo, além dos projetos da MPX.
;
O diretor de Novos Negócios e Meio Ambiente da MPX Energia, Paulo Monteiro, que já preside o Conselho, passará a acumular a função de diretor de Sustentabilidade da EBX. Ele liderou os processos de licenciamento dos empreendimentos da MPX atualmente em construção. O conselho é composto de oito membros.
;
Além de Monteiro, fazem parte: o almirante Ibsen de Gusmão Câmara, que foi vice-chefe do Estado Maior das Forças Armadas; Eneas Salati, que foi diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), do Instituto de Física e Química de São Carlos (USP) e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura – CENA (USP/CNEN); Marc Dourojeanni, que foi diretor geral de Florestas, Parques e Fauna do Peru, chefe da Divisão de Meio Ambiente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e vice-presidente da International Union for Conservation of Nature (IUCN); Marcos Sá Correa, jornalista especializado em meio ambiente; Maria Tereza Jorge Pádua, que foi presidente do Ibama e atualmente integra os Conselhos da Fundação O Boticário e da Comissão Mundial de Parques Nacionais da International Union for Conservation of Nature (IUCN); Miguel Milano, que foi diretor da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (PR) e diretor executivo da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza; Thomas E. Lovejoy, presidente do Centro de Ciência H. John Heinz III e consultor-chefe de biodiversidade do Banco Mundial.
Agência Estado