Goldcorp quer tornar mina canadense totalmente eletrificada
29/09/16
A mineradora de ouro Goldcorp firmou uma parceria com a Sandvik Mining e a Rock Technology para fazer com que a mina do projeto Borden Lake seja totalmente movida a energia elétrica, tornando-a primeira no mundo a ser eletrificada por meio de um sistema integrado de baterias. O objetivo da empresa é zerar as emissões de gases e fazer com que a mina se torne uma das mais ecológicas do mundo.Localizada em Ontário, no Canadá, Borden Lake faz parte dos projetos de crescimento orgânico no portfólio da Goldcorp. Substituindo totalmente o uso de diesel e outros combustíveis por energia elétrica, a empresa espera alcançar padrões de saúde e de segurança mais elevados para os trabalhadores, bem como reduzir os impactos ambientais e capex. A Goldcorp foi, em 2015, a quarta maior produtora de ouro, com 107,8 toneladas do metal.
A Sandvik irá fornecer equipamentos e uma solução elétrica completa para o site. Eles vão utilizar uma tecnologia de bateria totalmente integrada que não exige operadores para remover, manusear ou manipular trocas de baterias no subsolo, melhorando assim a segurança para os operadores e as equipes de manutenção.
?Nós podemos fornecer uma solução completa de desenvolvimento de equipamentos para a mina por causa da nosso grande portfólio?, declarou o gerente da linha de negócios de equipamentos subterrâneos da Sandvik, Dale Rakochy.
;
A Goldcorp já encomendou para o projeto o equipamento Sandvik DD422iE, que utiliza energia elétrica de uma bateria durante o deslocamento, produzindo zero emissões quando vai de uma frente de trabalho para outra. Como resultado, a saúde e a segurança dos mineiros que trabalham no subsolo também devem melhorar.
Usando a infraestrutura elétrica existente da mina, a tecnologia de transmissão da Sandvik permite que a bateria recarregue durante o ciclo de perfuração. Ela também recarregará enquanto o Sandvik DD422iE estiver manobrando em declive, com a ajuda da energia gerada pelo sistema de freios.
A colaboração entre a Sandvik e a Goldcorp está programada para acontecer nos primeiros anos da mina, cujo desenvolvimento deve começar no início de 2017, tornando a operação mais sustentável. No ano passado, os recursos indicados da mina totalizaram 1,6 milhão de onças de ouro.Clique aqui e acesse a matéria.
Notícias de Mineração Brasil