Glencore foca setor de minério de ferro
26/08/11
Companhia suíça aumentará sua presença por meio de oportunidades de mercado e investimentos em participação acionária
A companhia suíça Glencore International continuará a aumentar sua presença no setor de minério de ferro, uma matéria-prima crucial na produção de aço, por meio de oportunidades de mercado e investimentos em participação acionária, afirmou o executivo-chefe da companhia, Ivan Glasenberg, nesta quinta-feira.
“Não há razão para não sermos uma mineradora”, afirmou Glasenberg a repórteres em teleconferência. “Nós sempre dissemos que queremos crescer no negócio de minério de ferro”, acrescentou.
O executivo foi questionado se a Glencore consideraria entrar em um acordo com a mineradora anglo-suíça Xstrata para comercializar qualquer minério de ferro produzido pela Xstrata. Glasenberg disse que “temos uma relação próxima, mas não há razão para dizer que eles são a mineradora e nós os mercadores. Se as oportunidades aparecerem, nos tornaremos os mineradores”.
A Glencore possui uma fatia de 34,5% na Xstrata e acordos comerciais para negociar a produção de níquel e zinco dessa empresa. Porém esses acordos comerciais não impediram a Glencore de investir em suas próprias operações, notou Glasenberg.
A Xstrata exportou seu primeiro concentrado de minério de ferro em junho de sua mina australiana Ernest Henry. Também investiu este ano em projetos de desenvolvimento no setor de minério de ferro na Mauritânia e na República do Congo.
Glasenberg disse que a companhia está aberta a comprar ativos de minério de ferro quando as oportunidades aparecerem e continuará a buscar mais acordos comerciais com produtores desse material. A companhia já tem vários acordos comerciais, incluindo um na Austrália, outro em Serra Leoa e um terceiro nos EUA.
A Glencore concordou na quarta-feira em comprar 48% da produção de minério de ferro da mineradora australiana Mount Gibson Iron. A Glencore e a norte-americana Wings Enterprises também concordaram em desenvolver conjuntamente uma mina abandonada no Missouri, para produzirem terras-raras e minério de ferro.
A Glencore terá os direitos exclusivos no mercado de minério de ferro, segundo esse acordo. As informações são da Dow Jones.
IG