Gerdau aplica conceitos de gestão empresarial em ações de responsabilidade social
05/10/15
Companhia conta com programa estruturado para estímulo do voluntariado entre colaboradores de todas as suas unidades. Em 2014, mais de 10 mil foram engajados
A Gerdau acredita que o seu crescimento está diretamente relacionado ao desenvolvimento da sua cadeia de negócios, incluindo as comunidades em que está inserida. A Companhia entende que o trabalho voluntário organizado funciona como um importante agente transformador da sociedade e por isso estimula a transferência de conhecimento para outras organizações, principalmente no que diz respeito à aplicação de metodologias de gestão.
Para isso, a Empresa conta com um programa estruturado em nível mundial, o Programa Voluntário Gerdau (PVG) que visa sensibilizar, mobilizar, capacitar e reconhecer as atividades voluntárias dos seus colaboradores. O Programa estimula-os a exercerem sua cidadania por meio do trabalho voluntário nos projetos que a Gerdau apoia, atuando nas diversas organizações de interesse público e compartilhando seus conhecimentos ao abordar temas como gestão e empreendedorismo, incentivando a educação, a cultura, o esporte e a solidariedade.
A Companhia possui um sistema de gestão global, que padroniza, aprimora e transfere as melhores práticas para todas suas unidades, o Gerdau Business System (GBS). Na área de responsabilidade social esse sistema prevê uma estrutura gerencial e operacional para a realização de projetos sociais, composta por comitês locais, formados por colaboradores voluntários em cada uma das unidades da Empresa e que são responsáveis por atender as demandas das comunidades locais, com o comprometimento de favorecer o desenvolvimento e fornecer meios para que os beneficiados sejam agentes da própria mudança e da sociedade como um todo. Hoje são mais de 50 comitês em todos os países em que a companhia atua, sendo 34 apenas no Brasil.
Criado há 10 anos, o Instituto Gerdau é o responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da Gerdau, assim como pelo desenvolvimento de iniciativas ligadas a esse tema em todas as áreas de atuação da Companhia. Desde então, aproximadamente 800 projetos foram realizados ou apoiados pela Gerdau. No Brasil, o número chega a 540. Essas atividades são direcionadas por focos específicos de atuação: Educação, Qualidade em Gestão e Mobilização Solidária.
Somente em 2014, as iniciativas contaram com a mobilização de 12 mil colaboradores em 14 países em que a Gerdau atua. No primeiro semestre de 2015 a empresa contabilizou 5 mil voluntários mobilizados, sendo 3,8 mil somente no Brasil.
Principais iniciativas:
Junior Achievement: Uma das mais importantes parceiras da Gerdau na área de responsabilidade social é a Junior Achievement, associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada e que busca despertar o espírito empreendedor em jovens ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal e proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios.; A Gerdau apoia os programas de educação empreendedora da Junior Achievement desde 1994 e os colaboradores da Empresa atuam como voluntários na realização de diversos projetos, compartilhando experiências e conhecimentos com estudantes de escolas públicas e privadas.
Copa Voluntariado Gerdau: Um exemplo de mobilização para o trabalho voluntário são as gincanas sociais desenvolvidas pela Empresa, como a Copa e a Olimpíada Voluntário Gerdau, que visam ampliar a adesão de colaboradores atuantes. Desde 2006, por ocasião da Copa do Mundo de Futebol ou dos Jogos Olímpicos, a Gerdau realiza uma grande gincana social, em que os seus colaboradores são mobilizados a atuar em equipes e realizar trabalho voluntário em escolas, entidades e micro e pequenas empresas. A iniciativa é operacionalizada pelos comitês locais, sendo que as atividades envolvem as equipes em torno de um objetivo comum e estimulam a transformação das comunidades.
Programa 5S nas Escolas: Visa melhorar as condições do ensino público nas comunidades
de atuação da Gerdau por meio da implantação da metodologia 5S, que; é aplicada em escolas, com o apoio de colaboradores voluntários, que são capacitados para levar os conceitos e as práticas a alunos, educadores e funcionários, estimulando a cultura da qualidade total no ambiente escolar. O 5S é uma metodologia de origem japonesa para a organização de ambientes, principalmente os de trabalho, que contribui para o melhor aproveitamento de materiais e espaços, a redução de despesas e a melhoria nas condições de segurança, ampliando a produtividade das pessoas.
Campanha de Natal: A Campanha de Natal é a principal iniciativa global de mobilização solidária da Gerdau. Todos os anos, a ação arrecada milhares de brinquedos e toneladas de alimentos e conta com a forte participação de voluntários em diversas unidades da Gerdau ao redor do mundo. Durante a campanha, praticamente todos os colaboradores das unidades participantes se mobilizam para tornar o Natal das pessoas beneficiadas mais feliz. A organização da campanha e a entrega dos produtos doados nas entidades escolhidas são guiadas pelos comitês locais, juntamente com seus voluntários.
Sobre a Gerdau
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. A Gerdau possui plantas industriais em 14 países ? nas Américas, na Europa e na Ásia ?, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.
Gerdau