Fundação ArcelorMittal entra em campo na Taça das Favelas
11/10/24
A maior produtora de aço no Brasil se une à CUFA e à Unesco, por meio de sua Fundação, que há 35 anos atua na promoção da inclusão social
O esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social, e é com essa convicção que, em 2024, a ArcelorMittal por meio de sua Fundação, une forças com a Central Única das Favelas (CUFA) para apoiar a Taça das Favelas – o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo. A competição, que também conta com a parceria da Unesco, já realizou suas etapas regionais em vários estados do Brasil, promovendo jogos nas categorias masculina e feminina. Agora, a partir de 11 de outubro, os melhores atletas de cada unidade da federação disputarão a fase nacional da Taça das Favelas. Ao todo, serão realizadas 17 partidas, e a grande final, marcada para o dia 21 de dezembro, em São Paulo, revelará os campeões nacionais.
A ArcelorMittal acredita que a prática esportiva vai além da melhora do condicionamento físico. O esporte também desenvolve habilidades cognitivas e comportamentais essenciais para a formação integral dos indivíduos. Por isso, a Fundação apoia programas e projetos que incentivam a presença ativa na escola e promovem o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos jovens. A formação de atletas de base é outra frente importante das iniciativas apoiadas pela instituição.
“É com grande orgulho que celebramos esta parceria com a Taça das Favelas. Projetos como esse são fundamentais para transformar a realidade de muitos brasileiros. Além de promover a integração social, a Taça fomenta a equidade, educação, disciplina e autoestima dos participantes – valores que estão alinhados com o que acreditamos. Ao investirmos na Taça das Favelas, estamos apostando no futuro”, destaca Camila Valverde, Diretora-superintendente da Fundação ArcelorMittal.
A Fundação ArcelorMittal tem como missão criar oportunidades para crianças e jovens em todo o Brasil, nas áreas de cultura, esporte e educação. Com 35 anos de atuação, já investiu R$72 milhões em projetos esportivos, em mais de 30 cidades de sete estados brasileiros, por meio de recursos próprios e incentivos fiscais. Mais de 130 mil pessoas já foram beneficiadas pelas iniciativas da Fundação, que contemplam 15 modalidades esportivas. Atualmente, 55 projetos estão em andamento, impactando mais de 38 mil pessoas.