Freudenberg-NOK cria poliuretano para vedações hidráulicas
21/11/14
A Freudenberg-NOK Sealing Technologies, uma joint venture entre o grupo alemão Freudenberg e a japonesa NOK, lançou uma nova linha de vedações em poliuretano no mercado brasileiro. De acordo com a empresa, a nova tecnologia para sistemas hidráulicos de máquinas pesadas dos setores de mineração e construção, por exemplo, possui melhor desempenho e maior durabilidade.
A Freudenberg-NOK demorou três anos para desenvolver a tecnologia. O processo de criação do composto foi conduzido pelo centro de inovação do grupo, que tem uma estrutura com mais de 200 pesquisadores em laboratórios de alta tecnologia.
O novo poliuretano 94 AU 30000 da Freudenberg-NOK foi elaborado a partir das necessidades de vedação dos sistemas hidráulicos de equipamentos de construção e mineração, máquinas agrícolas ou florestais, além de veículos para a movimentação de materiais. As novas vedações, segundo a empresa, resistem a longos ciclos de trabalho, picos de pressão e ambientes extremos.
?Com esse lançamento, estamos prontos para atender a qualquer exigência dos clientes na linha de produtos hidráulicos para máquinas fora-de-estrada. Queremos formar grandes equipes de trabalho para explorar o potencial do novo composto na solução de problemas ainda comuns em campo?, disse Eduardo Scarpelli, gerente de contas da Freudenberg-NOK.
A empresa afirmou que suas vedações mantêm suas propriedades dimensionais e viscoelásticas mesmo em condições adversas, têm alta resistência mecânica, suportam o ozônio, não são degradadas pela hidrólise e podem operar em contato com fluidos minerais, vegetais ou sintéticos.
Os componentes fabricados com o polímero da Freudenberg-NOK são ideais para faixas de operação entre -35 e 120 °C, pressão máxima de 50 MPa e presença de água com até 80 °C. A companhia também vai fornecer peças sob medida para manutenção com o poliuretano 94 AU 30000.
A Freudenberg-NOK Sealing Technologies é uma joint venture formada pela união do grupo alemão Freudenberg com a fabricante japonesa de vedações NOK. Suas operações Automotive, Corteco, Simrit, Merkel e Process Seals são direcionadas para vários segmentos, como o automotivo, reposição e industrial.
No Brasil, a empresa tem um complexo industrial em Diadema (SP), onde possui cerca de 600 colaboradores. A Freudenberg-NOK atende às montadoras e indústrias do país e exporta para países da América Latina, Europa e também para os Estados Unidos. Em 2013, a empresa empregava mais de 27 mil pessoas no mundo e teve faturamento global de 3,8 bilhões de euros.
Clique aqui e acesse a matéria.
Notícias de Mineração Brasil