Framecad combina tecnologias industriais para acelerar construção e beneficiar mineração
18/10/23
Empresa neozelandesa oferece sistema inovador e automatizado que garante maior eficiência operacional, melhor controle de custos e de resíduos
Por Marcelo Micali Ros*
O setor de construção é um dos mais pressionados pela agenda de sustentabilidade devido ao tamanho de sua pegada ambiental. Dados da Aliança Global para Edifícios e Construção, órgão sediado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), apontam que a indústria de construção é responsável por 36% do consumo global de energia, respondendo por 40% das emissões de dióxido de carbono em todo o mundo. Para endereçar esse cenário, empresas do setor estão buscando tecnologias digitais e métodos não tradicionais que possam contribuir com uma construção mais ecológica.
Nos últimos 30 anos, a neozelandesa Framecad vem trabalhando e aprimorando um sistema inovador que consegue reduzir esses impactos, ao mesmo tempo que garante agilidade e segurança na construção civil. As soluções e maquinário Framecad se apoiam em um conceito de construção modular baseado em um sistema automatizado de construção em Light Steel Frame (LSF). O LSF é baseado em uma estrutura de perfis leves de aço produzido com roletes e prensas, resultando em um material mais leve e flexível. Já a estrutura LSF é conhecida por sua excepcional integridade estrutural, onde a exatidão e a precisão oferecidas pelos componentes de aço garantem que cada peça se alinhe perfeitamente, não deixando espaço para erros ou instabilidade.
A construção modular não é uma abordagem nova na construção civil, mas uma nova geração do método inova ao utilizar o LSF como matéria-prima e outras tecnologias que otimizam a construção. Na Framecad, combinamos tecnologia industrial de ponta e software proprietário para aumentar a produtividade e precisão, enquanto reduzimos os custos de mão de obra. O software Framecad oferece interface e recursos que simplificam o gerenciamento de projetos para os empreiteiros, minimizando erros e inconsistências de materiais para processos de construção mais tranquilos, garantindo melhor controle de custos e gestão do tempo. Aliás, um estudo realizado pela McKinsey Company mostra que a redução de tempo na construção é o grande diferencial da construção modular. Com o método, é possível acelerar os cronogramas dos projetos em 20% a 50%.
A Framecad também permite personalizar a construção de acordo com necessidades específicas. Esta adaptabilidade possibilita a incorporação de características arquitetônicas únicas e layouts de construção não convencionais, proporcionando aos arquitetos e construtores uma liberdade criativa incomparável nos seus projetos. Neste vídeo de apresentação, você pode acompanhar o sistema de construção Framecad de ponta a ponta.
Controle e sustentabilidade para o setor de Mineração
A tecnologia de construção modular tem beneficiado não apenas o setor de construção civil, que vem buscando alternativas mais ágeis, econômicas e eficientes, mas se mostra também particularmente interessante para a indústria de mineração que, por se tratar de uma atividade temporária, encontra na construção modular resultados rápidos e maior controle de custos.
Há outras vantagens interessantes para o setor: a tecnologia permite construir em um ambiente controlado, garantindo, portanto, maior segurança e melhor aproveitamento de materiais, menor geração de emissões e resíduos, tornando a operação mais sustentável.
Vale destacar a resistência do aço para ambientes de mineração. Ao contrário da estrutura de madeira tradicional, o aço não deforma, torce ou encolhe e não é poroso, o que o torna resistente a problemas comuns como assentamento e apodrecimento. O resultado são construções que permanecem sólidas e estáveis e podem ser adaptadas para outros sítios de mineração.
6° Congresso LATAM Steel Frame & Sistemas Industrializados – No próximo dia 19/10, a Framecad participa do 6o Congresso LATAM Steel Frame & Sistemas Industrializados, em São Paulo. No evento, a empresa neozelandesa demonstrará sua tecnologia, apresentando as vantagens do seu ecossistema.
*Marcelo Micali Ros é Business Development Manager na Framecad. Engenheiro civil com Mestrado em Métodos Inovadores de Construção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Pós-graduado em Marketing e Gestão em Negócios pela ESPM. Ros possui uma carreira com mais de 30 anos no desenvolvimento nas áreas de Engenharia Civil Técnica e Comercial nos segmentos de Construção Civil, Siderurgia, Varejo e Distribuição. É especialista em Construção Industrializada, Construção em Aço e Light Steel Framing, tendo atuado em grandes empresas como CSN, Tigre, Brasilit, GypGroup, Tecnofeal e Sirius. É também atual Business Development Manager no Selena Group.