Fórum destaca desafios e oportunidades na mineração do Tocantins
07/12/24
Vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva, representou o Instituto ao lado do diretor de Sustentabilidade, Julio Nery, e da gerente de Assuntos Minerários, Aline Nunes. Termo de compromisso é firmado entre entidades e órgãos estaduais e federal para promoção e desenvolvimento da mineração no estado do Tocantins.
Especialistas do setor mineral, autoridades e representantes de grandes mineradoras que atuam no Tocantins se reuniram nesta sexta-feira, 6/12, no 1º Fórum da Mineração do Tocantins para debater os desafios e as oportunidades, além das principais tendências em tecnologia, pesquisa e outros temas relacionados à indústria mineral do estado. O evento é uma realização do Governo do Tocantins (TO), por meio da Agência de Mineração do Estado (Ameto), em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
Fernando Azevedo e Silva, vice-presidente do IBRAM, ressaltou a relevância dos planos do Tocantins para se engajar com firmeza na expansão segura e sustentável da mineração legalizada. “O estado é estratégico para a melhoria de condições econômicas de vários setores, em especial, do agronegócio, com seu potencial de produção em larga escala de calcário, de fosfato, de enxofre, que culminam na maior produção de fertilizantes”, disse.
Ele ainda reforçou a importância estratégica do estado na produção de minerais críticos e estratégicos “O Tocantins está sintonizado com a agenda brasileira e global da transição energética com seu potencial de produção de terras raras, além de minerais e metais como zinco, cobre, titânio, entre tantas outras substâncias”, avaliou.
Termo de compromisso para desenvolver a mineração em TO
Na oportunidade, foi assinado um termo de compromisso entre entidades e órgãos estaduais e federal para promoção e desenvolvimento da mineração no Estado do Tocantins. O governador Wanderlei Barbosa destacou o potencial de crescimento no setor mineral e os esforços do Estado para promover o fortalecimento da cadeia produtiva. “A mineração é uma vertente que vai alavancar muito a nossa economia. Temos a compreensão de que podemos crescer muito mais. Esse nosso crescimento depende muito da nossa força, união e esforço”, disse.
O IBRAM também foi representado pelo diretor de Sustentabilidade, Júlio Nery, e a gerente de Assuntos Minerários, Aline Nunes. O 1º Fórum da Mineração do Tocantins teve transmissão pelo Canal no Youtube do governo: https://www.youtube.com/watch?v=dIKd4CLoIXQ