Fábrica da Volvo no Paraná é primeira fora da Suécia a fabricar motor D13
04/07/16
Os motores industriais TAD-1344GE e TAD-1345GE, de 13 litros, agora são produzidos na fábrica da Volvo Penta em Curitiba (PR). O executivo Luiz Bohatch, vice-presidente de Powertrain Production South America, disse que a planta brasileira a produzir o D13 para geração de energia fora da Suécia, país-sede do grupo Volvo. O motor tem aplicações em equipamentos dos setores de mineração, construção, entre outros.Bohatch disse que a nacionalização do produto foi algo feito pensando nos custos dos clientes e da estratégia de crescimento da marca na América do Sul. ?Estamos expandindo nossa atuação no setor industrial, no segmento de geração de energia. É um mercado com enorme potencial?, disse.Para conseguir produzir o D13 no Brasil, a Volvo Penta fez algumas mudanças nas linhas de montagens de motores, tendo em vista algumas diferenças para o objetivo de geração de energia, mas como uma ?grande sinergia entre os processos?, segundo Bohatch. O investimento da companhia foi de R$ 10 milhões.A planta de Curitiba (PR) tem área construída de 18 mil metros quadrados e 260 empregados, com capacidade para fabricar 23 mil blocos de motor, 23.500 motores e 31.000 transmissões. A unidade faz a usinagem de blocos de motor; montagem de motores; teste de motores; pintura de motores; montagem de transmissões; e instalações de transmissões e motores.Entre as aplicações do D13 no setor de mineração, a Volvo promete uma redução de 72% nas emissões de gases do efeito estufa e economia de 5% no consumo de combustível.O presidente da Volvo Penta Américas, Ron Huibers, disse que foi feita uma análise aprofundada envolvendo câmbio e mercado para decidir trazer a fabricação do D13 para o Brasil. ?A empresa fez uma grande avaliação da questão do câmbio e dos custos do cliente, com logística, transporte. A gente sabe o quanto esses custos representam para uma operação. Então foi algo feito pensando no cliente, focado nos custos do cliente?, disse o executivo em entrevista coletiva realizada ontem (30) em Curitiba (PR).No mercado de motores para energia, a Volvo Penta enfrenta cerca de quatro grandes players. Segundo os executivos, a empresa do grupo sueco detém em torno de 5% da fatia de mercado. Gabriel Barsalini, head da Volvo Penta South America disse que não foi a razão da decisão.?Isso depende da variação cambial e a gente sabe que o custo Brasil não é competitivo. Foi focado nos clientes. E isso [fabricação do motor em Curitiba] gera um ganho considerável de tempo de resposta no mercado?, afirmou.Os executivos da Volvo Penta não mencionaram detalhes sobre preço, mas disseram que o objetivo é fornecer um produto premium no mercado de motores para geração de energia. ?Nós pretendemos entregar 10% a mais de valor para o cliente. Entregar um premium de 10%?, disse Huibers. Do faturamento da Volvo Penta, 75% a 80% vem da venda de motores e 15% a 20% da venda de peças.Clique aqui e acesse a matéria.
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