EXPOSIBRAM 2025: inscrições abertas para os minicursos oferecidos pela Unibram
07/08/25
Estão abertas as inscrições para os minicursos da EXPO & Congresso Brasileiro de Mineração – EXPOSIBRAM 2025, que acontecerá de 27 a 30 de outubro, em Salvador (BA). O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e tem participação das principais entidades, empresas e profissionais do setor, tornando-se a maior vitrine para a geração de negócios na indústria mineral.
A programação dos cursos foi elaborada pela Universidade da Mineração do Brasil (Unibram), a partir de um edital público que selecionou propostas enviadas por profissionais e instituições de todo o país. A seleção priorizou conteúdos técnicos relevantes, atualizados e conectados aos desafios e inovações do setor mineral.
Esta é uma oportunidade única para profissionais e estudantes ampliarem seus conhecimentos e se atualizarem com especialistas da área. “Neste ano, optamos por abrir um edital para selecionar profissionais com experiência e domínio técnico para ministrar cursos sobre temas como boas práticas de ESG, governança, segurança, e outros tópicos fundamentais para a mineração moderna. Após uma avaliação criteriosa, selecionamos oito minicursos com conteúdos estratégicos para o setor”, destaca Aline Nunes, gerente de Assuntos Minerários do IBRAM.
Confira os minicursos oferecidos:
- Gestão de Rejeitos com GISTM: Segurança, Sustentabilidade e Governança;
- Drenagem Ácida de Mina e Gerenciamento de Áreas Contaminadas na Mineração;
- Transformação de Conflitos: A Mediação como Caminho e Olhar;
- Padrões Internacionais de Declaração de Recursos e Reservas Minerais;
- Perspectivas para a inclusão efetiva da pessoa com deficiência intelectual nas empresas do setor minerário;
- Desenvolvimento Territorial e Clima: introdução a conceitos, métodos e ferramentas;
- Boas Práticas e Resiliência: Integrando Mudanças Climáticas, Gestão de Riscos e Governança Nos Projetos de Sistemas de Armazenamento de Rejeitos;
- Segurança de Processo Como Uma Disciplina Transversal em Projetos para Fortalecer a Confiabilidade e Segurança dos Ativos.
Para mais informações sobre a programação, professores, conteúdo programático e condições de pagamento, acesse o site https://exposibram2025.ibram.org.br/ .
Patrocinadores
A EXPOSIBRAM 2025 tem o patrocínio de: BHP; CBPM – Companhia Baiana de Pesquisa Mineral; Governo do Estado da Bahia; Hydro; Vale (Patrocínio Master); AEOLUS; CMOC; Ero Brasil (Patrocínio Diamante). Bahia Gás; Elecmetal; Huawei; Hexagon; U&M (Patrocínio Platina). Anglo American; Kinross; Nexa (Patrocínio Ouro). EF Energy Fuels; Geosol; Mineração Usiminas, Petrobahia (Patrocínio Prata). Accenture; Alcoa; Armac; CBMM; CBA; Hatch; Taboca; Mosaic; Samarco (Patrocínio Bronze). O evento tem apoio institucional de: 2A+ Mineração; Associação Baiana de Engenheiros de Minas; Associação Baiana de Geólogos; Abimaq; Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração; ABREMI; ACMinas; Amcham; Apemi; BCCC; Cetem; Confea; Crea-BA; Mutua BA; Câmara de Comércio Brasil/Canada; Opus Ratios Scientia; Febrageo; FIEB; FIEPA; Mining Hub; OAB São Paulo; Sociedade Brasileira de Geologia Núcleo Bahia-Sergipe; SINDIMIBA; Women in Mining Brasil.
Voltar
13/11/25