Evento discute dessalinização e reúso da água
16/01/15
A Associação Internacional de Dessalinização (IDA, na sigla em inglês), realizará, em 23 e 24 de março, a conferência ?Reúso de Água e Dessalinização para o Desenvolvimento da América Latina?. O evento, que acontecerá no Rio de Janeiro, terá participação de palestrantes nacionais e internacionais, que abordarão diversos temas, entre eles, as aplicações desses métodos no setor de mineração.
A conferência, primeiro evento realizado pela associação no Brasil, é uma parceria da IDA com o Portal Tratamento de Água. O objetivo é apresentar o papel dos processos de dessalinização e reaproveitamento de água na gestão dos recursos hídricos e sua importância para os setores de saneamento básico, mineração, óleo e gás, química e petroquímica, papel e celulose, entre outros.
A purificação da água salgada é realizada por meio de membranas semipermeáveis de osmose reversa, que retém os sais dissolvidos e outros elementos nocivos à saúde e aos processos industriais. Durante o evento, serão apresentadas diversas experiências internacionais sobre cada um dos setores, incluindo o de mineração.
No Brasil, o método de purificação da água é utilizado por parte da indústria. Em Fernando de Noronha, a purificação é usada para produzir água potável a partir da água do mar. Outros processos aplicados no país são a ultrafiltração (UF), biorreatores com membranas (MBR) e nanofiltração (NF).
Na América Latina, o México é o país pioneiro na dessalinização para alimentar refinarias, o Chile abastece minas na Cordilheira, e a Venezuela está construindo uma planta de tratamento de água salgada para os sistemas de petróleo.
A IDA é uma organização não governamental dedicada aos avanços da dessalinização, das tecnologias de dessalinização e do reúso da água. A associação tem cerca de 2.600 membros em 60 países e promove eventos, projetos educacionais e informações sobre a dessalinização e reúso de água para profissionais da indústria, do setor público e privado, além de estudantes e público em geral. As informações são do Instituto Trata Brasil.
Informações e inscrições sobre o evento estão disponíveis nos websites www.idadesal.org e www.tratamentodeagua.cotm.br.
Clique aqui e acesse a matéria.
Notícias de Mineração Brasil