Estudo de Hidrogeologia de Goiás é premiado
23/11/06
O Estudo sobre Hidrogeologia de Goiás recebeu ontem, em Goiânia, o Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente 2006. O prêmio foi criado em 2001 em reconhecimento a programas que contribuem com a preservação, defesa e conservação dos recursos naturais em Goiás.
;
O estudo foi realizado pela Superintendência de Geologia e Mineração da Secretaria de Indústria e Comércio durante dois anos. Segundo o superintendente Luiz Fernando de Magalhães, este é o primeiro estudo das águas subterrâneas de Goiás. A partir dele, o Estado de Goiás terá condições de saber a quantidade de água subterrânea existente em cada região. A pesquisa foi realizada com consultoria de um professor da UnB.
;
?O grande foco deste estudo é a água?, explica o superintendente ao acrescentar que o Governo de Goiás começou a estudar os recursos hídricos subterrâneos. Estes são a maior fonte de água doce do planeta, representando mais de 70% dos recursos hídricos disponíveis. Goiás tem uma situação privilegiada. ?Estes recursos ainda não são tão explorados aqui e nós temos uma reserva de água doce importante para o nosso desenvolvimento?.
;
Dentro de 15 dias, será editado um livro com todo o trabalho realizado, incluindo mapas, o que vai contribuir na gestão pública, no planejamento de uso e ocupação, tanto do poder público quanto o privado. O livro vai mostrar a quantidade média de vazões em todo o Estado e apontar os reservatórios de água doce.
Agência Goiana de Comunicação