Em webinar, IBRAM diz que mineração reforça compromissos com sustentabilidade e inovação
15/06/20
A crise econômica alimentada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19) deverá ter na indústria da mineração um dos pilares de recuperação econômica do Brasil e, para que isso ocorra com solidez o setor reforça seus compromissos com a sustentabilidade e a inovação. Além disso, o setor apoia a sociedade em ações de prevenção e de combate à pandemia e reforça as medidas nesse mesmo sentido no ambiente de trabalho, uma vez que a produção de minérios precisa ser continuada para abastecer as demais indústrias e o agronegócio.

Rinaldo Mancin, diretor de Relações Institucionais do IBRAM.
Segundo Rinaldo Mancin, diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o setor mineral destinou quase 1 bilhão de reais para a sociedade brasileira na luta contra a pandemia, afora outras iniciativas não monetizadas. Ele participou de um webinar sobre o tema “Inovações e melhores práticas do setor minerário durante e pós pandemia”, realizado dia 12/6 pela consultoria Blue Solution.
Em termos de sustentabilidade, Mancin enfatizou que o setor mineral tem multiplicado esforços e investimentos para tornar as operações cada vez mais seguras para as pessoas e o meio ambiente, principalmente, após os rompimentos de barragens em 2015 e 2019. “Lamentamos e lamentaremos sempre esses fatos e temos o compromisso de oferecer respostas que transformem o setor mineral”, disse, lembrando que desde o ano passado o IBRAM divulgou uma carta com compromissos em 12 áreas. O documento serve de guia para o setor mineral agir de modo a melhorar seus indicadores com métricas, metas e transparência.
Mancin também pontuou que a inovação é um componente importante nessa iniciativa da indústria da mineração voltada para um futuro mais sustentável. Os minérios, ressaltou, são componentes das novas tecnologias que se relacionam com a sustentabilidade, como geração de energia limpa. A mineração, disse, é uma atividade essencial para a humanidade desenvolver seus rumos.

Cláudia Diniz, diretora executiva do Mining Hub.
Ainda sobre o tema inovação, Cláudia Diniz, diretora executiva do Mining Hub, espaço aberto de inovação do setor mineral, disse que “nossa proposta é justamente transformar o setor, por meio da inovação aberta, ou seja, investimento de tecnologias não apenas nas áreas operacionais, mas para todas as áreas de suporte da empresa”.
Luís Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), disse que o Brasil tem potencial para expandir a oferta de minérios e se beneficiar dos dividendos desse gesto. “O setor mineral é muito importante; os números mostram isso, mas ainda assim, estão muito aquém do nosso potencial. Mesmo com a nossa vastidão territorial, o setor mineral não se desenvolve; nós temos uma pauta de produtos minerais muito reduzidas”, disse.
Romero Jucá, consultor de política e economia, mediou o debate. Ele disse que o setor precisa reforçar as discussões sobre a mineração junto ao governo, de forma organizada para discutir estratégias para o futuro, para elevar a competitividade internacional do Brasil no setor.
#MineraçãodoBrasil