Diversibram 2025: evento terá lançamento de dois protocolos do TSM – Rumo a uma Mineração Sustentável para diversidade e saúde emocional
20/02/25
Os painéis da Diversibram vão tratar de temas relacionados às estratégias adotadas pelas mineradoras para criar uma cultura de diversidade e para atrair talentos.
A Diversibram 2025 – A Mineração sem Rótulos será marcada pelo lançamento de dois protocolos significativos do Towards Sustainable Mining/Rumo a uma Mineração Sustentável (TSM), conjunto de boas práticas de sustentabilidade no setor mineral. As empresas da área terão acesso a um guia dedicado à Diversidade, Equidade e Inclusão, além de outro focado na saúde emocional dos trabalhadores. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), ocorrerá de forma híbrida, no dia 26 de março, com inscrições gratuitas.
Além da apresentação desses importantes protocolos, o evento contará com debates de grande relevância para o avanço da inclusão e diversidade no setor. Segundo o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, temas como a criação de uma cultura inclusiva nas empresas e estratégias para a atração, seleção e desenvolvimento de talentos serão abordados de maneira aprofundada.
Raul Jungmann diz que diversidade se destaca em vários aspectos, em especial, por “uma questão de valores, de acompanhar a sociedade, de acompanhar os valores que se tornam crescentemente universais e reconhecidos. A existência do outro, do diferente. E o direito do outro e do diferente de exercer a sua integralidade humana, como nós exercemos a nossa”.
O comportamento corporativo em prol da D&I, diz Jungmann, “vai proporcionar ganhos às organizações. Entre outros, a questão da criatividade. Ter várias vozes, várias visões de mundo ajuda o enfrentamento e o desenvolvimento de soluções aos problemas. É imprescindível o papel da diversidade para que tenhamos uma sociedade muito mais centrada, não na tradição, como no passado, mas na inovação. A visão múltipla, plural, é fundamental nesse sentido(…) Diversidade é âncora contra o discurso do ódio, contra a exclusão do outro, a negação do outro, a não equidade. Diversidade fortalece as empresas e a própria sociedade para a qual se voltam as empresas”.
Outro destaque da Diversibram 2205 será o lançamento de um e-book do guia de boas práticas das próprias empresas. O material contará com cases de sucesso para a diversidade e inclusão dentro do setor mineral. Segundo dados da Women In Mining Brazil, 90% das empresas do setor contam com programas de diversidade e inclusão.
A seleção de painelistas objetivou trazer representações qualificadas do setor, como Ana Sanches, CEO da Anglo American Brasil e presidente do Conselho Diretor do IBRAM, e a deputada federal indígena Silvia Waiãpi (PL-AP). O evento contará também com a participação de representantes das 36 empresas que fazem parte do grupo de trabalho de Diversidade, Equidade e Inclusão do IBRAM.
Para a coordenadora do grupo de trabalho e coordenadora de Relações Institucionais do IBRAM, Elena Renovato, a diversidade ganha mais relevância na mineração. “O setor tem se aberto para a diversidade, buscando cada vez mais multiplicidade de perspectivas”, afirma. Não à toa, 20% dos times executivos na mineração são compostos por mulheres. Em relação ao corpo funcional elas são 23% dos trabalhadores.
Inscreva-se: https://ibram-eventos.com.br/enrollment/F/diversibram-2025/101