Diversão e conhecimento para a comunidade no “Histórias da Mineração”
30/07/24
Aproximadamente 80 visitantes estiveram presentes na quarta edição de 2024 do programa Histórias da Mineração, realizada no dia 20/07, em Itatiaiuçu. No mês de férias escolares, a arte atraiu o público para conhecer, de forma lúdica e interativa, como é possível e necessário que o processo de produção do minério de ferro seja sustentável. A iniciativa é realizada pelo Instituto Usiminas, com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Desde maio, o roteiro da visita vem contemplando o tecnológico Centro de Controle Integrado, que fica na Instalação de Tratamento de Minério (ITM) Samambaia. O público também conhece o Mirante Ingá, tendo uma ampla vista de grande parte das operações, além de ficar bem perto de dois imponentes caminhões basculantes fora de estrada, que compunham a frota, que foi modernizada. O Parque Central, ponto de destaque do Histórias, abriga cerca de 45 hectares reflorestados com o plantio de 12 mil mudas. Todo o passeio, tem a condução da personagem Flora Manga, interpretada pela atriz Raquel Vieira.
Claudia Vasconcelos, uma das visitantes, se mudou para a cidade de Itatiaiuçu com o seu marido e encontrou no Histórias da Mineração uma oportunidade de conhecer melhor o município, o trabalho da Mineração Usiminas e, ainda, uma nova paixão: a pintura. “Essa é uma iniciativa muito legal para as pessoas verem de perto como empresa atua, os processos adotados e o uso da tecnologia para cuidar da segurança e o meio ambiente. Além disso, temos oportunidade de aprender a pintar”, explica.
Apesar do período de férias escolares, a estudante Talita Emanuele aproveitou o tempo para se beneficiar de novos aprendizados. Em sua primeira visita à Mineração Usiminas, ela considera que o projeto conseguiu unir informações novas com elementos lúdicos que enriqueceram sua experiência. “Gostei muito das atividades, foram bem criativas e me diverti muito”, recorda.
Tintas sustentáveis
Tintas sustentáveis feitas à base de pigmentos minerais são outra atração do programa. Elas são usadas na oficina de pintura, ministrada pela artista plástica, Rosane Dias. Com pincel e tela na mão, a comunidade registrou os seus momentos preferidos na visita e levou os quadros para casa, como mais uma recordação da experiência.
Experiência para toda a região
O projeto Histórias da Mineração tem entrada gratuita e é aberto a pessoas com idade a partir de 5 anos. Os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp do Educativo: (31) 98437-3330. No primeiro semestre, mais de 220 visitantes de diversas comunidades das quais a Mineração Usiminas faz parte, participaram da programação. A próxima edição está marcada para o dia 24 de agosto e as vagas são limitadas.