Dirigentes da indústria mineral debatem responsabilidade social no Pará
25/10/17
O relacionamento entre mineradoras e comunidades e as ações que viabilizem o diálogo constante entre as partes, de modo a impactar positivamente na reputação da indústria mineral foram os temas centrais abordados pelos diretores do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) na segunda edição do Seminário Mineração & Comunidades, dias 24 e 25 de outubro, em Belém (PA).
O diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin, coordenou talk-show sob o tema “Desafios sociais da implantação e operação de empreendimentos de mineração – como os CEOs veem a responsabilidade social. Participaram importantes executivos do setor: Manoel Valério de Brito, presidente da Mineração Caraíba, Paulo de Tarso Fagundes, diretor de Operações da Imerys Capim, e Paulo Misk, diretor presidente da Vanádio Maracás.
Os dirigentes expuseram suas opiniões e debateram sobre responsabilidade social, avaliando o papel das empresas, do Estado e das comunidades em torno dos projetos minerais.
“O empreendimento mineral demanda estratégias de inserção social e de manutenção da licença social ao longo de todo o tempo de duração do projeto. Um dos desafios é instituir relacionamento na base da confiança com as comunidades e o diálogo permanente e construtivo é fundamental”, disse Mancin.
O diretor de Comunicação do IBRAM, Paulo Henrique Soares, abordou em sua palestra ações que o Instituto e empresas associadas estão coordenando com vistas à constante melhoria da reputação do setor. Um dos caminhos é reforçar a divulgação institucional junto à sociedade, desde crianças a adultos, e reforçar os conceitos positivos direta e indiretamente relacionados à atividade minerária como agente de bem-estar da humanidade.
“As mineradoras precisam estar mais próximas da sociedade para que esta reconheça a importância inequívoca dos minérios para a vida moderna. Mas, nem sempre esta percepção ocorre espontaneamente. Então, cabe ao próprio setor mineral se movimentar e atrair atenção positiva para suas ações. E é isso que o IBRAM está imbuído em realizar”, afirmou.
Ainda como parte da programação, a Imerys, mineradora que patrocina o evento, promoveu uma visita guiada às suas instalações localizadas no município de Barcarena. Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a atuação da mineradora na maior planta de beneficiamento de caulim do mundo.
O evento foi organizado pela Revista Brasil Mineral e teve o apoio do IBRAM. Contou com a presença de dirigentes e gestores de empresas e de entidades como Ministério Público (Estadual e Federal), Governo do Estado do Pará, Ministério de Minas e Energia e Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral).
Créditos fotos: Anderson Rocha