Diretoria do IBRAM prestigia posse do novo Diretor-Geral da ANM
06/12/22
Tomou posse na manhã desta 2ª feira, 5 de dezembro, o novo Diretor-Geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Moreira Sousa. A solenidade aconteceu no auditório do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília, com a presença do titular do MME, Adolfo Sachsida, dos ex-ministros da Pasta Edison Lobão e Bento Albuquerque, o embaixador da Austrália no Brasil, Grant Morrison, dirigentes do IBRAM e representantes de empresas do setor mineral, entre outros. Pelo IBRAM compareceram o Diretor-Presidente Raul Jungmann, o Diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios, Julio Nery, o Diretor de Coordenação, Fernando Azevedo, e a Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Cinthia Rodrigues.

O Ministro Adolfo Sachsida (MME), à esq., prestigou a posse do novo Diretor-Geral da ANM, Mauro Souza.
Mauro Henrique sucede a Victor Hugo Froner Bicca. Além dessa mudança, a ANM anunciou que Júlio César Mello Rodrigues passa a exercer o cargo de Diretor Substituto da ANM, na vaga de Ronaldo Jorge da Silva Lima, pelo prazo de até 180 dias, a contar de 05 de dezembro de 2022. O mandato de Ronaldo Lima foi encerrado no prazo previsto.

Auditório do MME estava lotado na solenidade.
“O setor mineral tem muito a elogiar o desempenho tanto do ex-Diretor-Geral, Victor Bicca, quanto o ex-Diretor Ronaldo Lima. Ambos contribuíram para dar dinamismo à ANM e aprimorar o relacionamento da agência reguladora com o setor mineral, o que tem gerado notáveis avanços no desenvolvimento da mineração do Brasil. Desejamos prestar colaborações ao novo Diretor-Geral para que possa, igualmente, conduzir a ANM rumo a ainda mais conquistas”, disse Raul Jungmann. O vídeo da solenidade de posse pode ser acessado neste link.

O novo Diretor-Geral da ANM, Mauro Sousa, ladeado por Cinthia Rodrigues e Julio Nery, ambos do IBRAM.
Perfil do novo Diretor-Geral
Mauro Henrique Moreira Sousa é advogado da União ligado ao Ministério de Minas e Energia (MME). Em 25/04/2022, foi nomeado para assumir o cargo de Diretor-Geral da Agência nacional de Mineração (ANM), a partir de 05/12/2022. Anteriormente, no MME, exerceu a função de Consultor Jurídico, Coordenador-Geral de Assuntos Administrativos e Assessor do Secretário de Energia Elétrica. Possui experiência profissional no setor público, com passagem pelo Instituto Nacional de Previdência Social, e pelo Ministério Público da União. Além disso, atuou ainda em diversos grupos de trabalho interministeriais, tratando de temas do setor energético. Sousa foi coordenador do subgrupo jurídico de apoio à comissão interministerial da proposta do marco regulatório do pré-sal e membro do conselho de administração da CGTEE, controlada da Eletrobras. Atualmente, é do conselho da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (EMBPar).