Dez anos de operação da Mina do Sossego é tema de exposição em Belém
13/11/14
Com o tema ?Sossego 10 anos?, a Vale e o SIMINERAL abriram, na noite de ontem, a exposição fotográfica que mostra as atividades e o funcionamento da mina.
A Casa da Mineração sedia pelo segundo ano consecutivo com um recorde de público de mais de 5.500 visitantes no ano passado a exposição fotográfica ?Sossego 10 anos?. Segundo o Presidente do SIMINERAL, José Fernando Gomes Júnior, o evento é importante para aproximar a sociedade do setor mineral. A atual gestão do sindicato tem promovido ações para mostrar a população que o setor está sempre pressente no cotidiano das pessoas. ?Estamos aqui para apoiar as empresas e levar a cultura mineral à sociedade, afinal a gente só ama o que conhece?.
O Vice-governador, Helenilson Pontes, destacou o cunho estratégico da exposição, que poderá ser conferida até dezembro. ?Quem vive no Pará tem que conhecer a mineração no Estado?.
Na exposição, o Diretor de Metais Básicos Atlântico Sul da Vale, Nelsindo Gonsález, declarou que, como parte do Projeto Sossego, a Vale investiu em escolas, hospitais, pavimentação de vias, sistema de água e esgoto e serviço de urbanização de Canaã dos Carajás, fora os impostos, com a CFEM, com 65% do total sendo destinados ao município. ? O IDHM de Canaã dos Carajás subiu nesse período 50%, ou seja, passou 0,45 para 0,67?.
Na abertura da exposição, Deputado Estadual Raimundo Santos e Presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração, entregou aos dirigentes da Vale e ao Presidente do SIMINERAL o requerimento aprovado na Assembleia Legislativa do Estado com louvor aos 10 anos do Sossego e ao setor mineral paraense.
O evento reuniu diversas empresas do setor e autoridades. Participaram ainda, os diretores da Vale, Nelcindo Gonsález, Eugênio Victorasso e João Coral. A galeria reúne diversas imagens da área de produção do Sossego como o passo a passo da produção, a lavra e os moinhos de bola.
Saiba mais:
A entrada em operação no ano de 2004 da Mina do Sossego, localizada em Canaã dos Carajás, sudeste do Pará, marcou o início da diversificação mineral da Vale. A unidade responde hoje por significativa participação na produção brasileira.
Descoberta em 1997, a Mina do Sossego teve a sua construção iniciada em 2002. O empreendimento é formado por dois corpos minerais, denominados Sossego e Sequeirinho.
O processo de extração de cobre da Mina do Sossego é realizado a céu aberto. Após o processo de beneficiamento, a produção é transportada por caminhão até o Armazém de Cobre, em Parauapebas, depois segue pela Estrada de Ferro Carajás ( EFC) até o Terminal Marítimo de São Luís, onde é embarcado para os mercados interno e externo.
A mina do Sossego responde hoje por significativa participação na produção brasileira. De acordo com o Sumário Mineral Brasileiro divulgado no ano passado, a produção de cobre contido em concentrado no Brasil alcançou, em 2012, mais de 223 mil toneladas. A Mina do Sossego contribuiu com cerca de 50% deste total produzido no País , colocando o Pará em posição de destaque do produto entre os demais estados brasileiros.
Em 2013, o Sossego produziu o total de 119 mil toneladas de cobre contido em concentrado. E nos noves meses deste ano, a produção foi de 83,2 mil toneladas do produto.
O cobre é um dos metais mais utilizados no mundo hoje, atrás apenas do ferro e do alumínio, sendo largamente empregado na geração e na transmissão de energia, em fiações e em praticamente todos os equipamentos eletrônicos, como a televisão e o telefone celular.
Assessoria