Devotos de Barcarena recebem visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré
30/09/13
Foi com muita emoção que os empregados das empresas localizadas no município de Barcarena e moradores das Vilas do Conde e dos Cabanos receberam, nesta sexta-feira (27), a Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.
A programação é organizada, desde 2004, pela Associação das Empresas de Mineração e Metalurgia de Barcarena (Assemb) que, através das suas associadas, também é Patrocinadora Oficial do Círio deste ano. É uma forma de aproximar o Círio das pessoas que não têm como ir até Belém acompanhar a romaria, disse Marco Pinto, presidente da associação.
Até novembro, a Diretoria da Festa de Nazaré 2013 terá realizado, ao todo, 200 visitas a comunidades, instituições, empresas e entidades do Estado, sendo o polo industrial uma das tradicionais rotas da programação. Para nós, estar aqui mais um ano tem uma importância muito grande de evangelização, de testemunho de fé, de perseverança na oração e, acima de tudo, uma forma de trazermos a Mãe para próximo de seus filhos, apesar de que Ela nunca esteve longe, através da imagem peregrina, explicou o diácono Miguel Pinto, responsável por celebrar o Rito da Bênção nas empresas visitadas.
A peregrinação da imagem iniciou às 8h, passando pelas empresas Companhia de Alumina do Pará (CAP), Albras, Hydro Alunorte, Alubar e Imerys. Em seguida, por volta de 15h, seguiu direto às comunidades do Conde e dos Cabanos, onde moradores puderam prestar suas homenagens a Nossa Senhora.
;A refinaria Hydro Alunorte foi a segunda a receber a visita. No local, devotos esperavam por um minuto a mais com a Santinha. A secretária executiva da diretoria da fábrica, Amiralda Prado, foi quem recebeu a imagem e a conduziu ao auditório central da empresa. Eu não esperava ser convidada. Estou muito feliz. Foi um momento de muita emoção, disse.
É uma prova de fé, um momento para agradecer às graças alcançadas, contou Rui Silva, gerente operacional; da Hydro Alunorte, que há 6 anos viu um dos filhos ser curado de uma leucemia. Eu participo todos os anos em cumprimento da promessa que fiz a Nossa Senhora. Pedi pela saúde dos meus filhos e consegui, complementou.; Rui também é um dos membros da guarda da Santa.
O diretor executivo da Alubar Metais e Cabos, Ricardo Figueiredo, ficou muito emocionado ao falar aos seus colaboradores sobre a visita. É um momento muito esperado pela empresa, de muita emoção. Falar da importância dessa visita é muito difícil, pois é algo inesquecível, disse. Desde 2007, a Alubar aderiu à rota de visitas de Barcarena.
Na Imerys, os colaboradores receberam a Santa com aplausos e lágrimas.; A emoção tomou conta da empresa. Dois colaboradores foram sorteados para receber e entregar a imagem na chegada e na saída da visita. Ramsey Alhadeef, almoxarife, foi agraciado pela segunda vez para a função.; “Esta é a segunda vez que vou entregar a Santa para continuar a procissão.; Pra mim é uma ação de Deus a minha escolha. Fiz a promessa de continuar me candidatando até a quinta vez. Tenho fé de que vou conseguir”. O católico afirma que é uma grande graça ter a Santa na empresa e já espera com ansiedade o próximo encontro. “Este ano a minha comunidade em Ananindeua vai receber a visita dela no dia 29/09. É mais um oportunidade de estar com Ela”, afirma o almoxarife.
Assessoria