Deputado Paparico Bacchi recebe representantes IBRAM e da FIERGS
17/04/24
Na pauta do encontro, temas relacionados ao fortalecimento da mineração no Rio Grande do Sul e a importância da indústria mineral para transição energética
O atual panorama da mineração do Rio Grande do Sul e o papel dos minerais críticos e estratégicos para o desenvolvimento global foram temas centrais durante uma reunião entre representantes do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o deputado estadual Paparico Bacchi (PL), que também é vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) e presidente da Frente Parlamentar do Polo Carboquímico da Região da Campanha do RS.
Durante o encontro, foram apresentadas pelo diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, pontuou a importância dos minerais críticos e estratégicos para a soberania e segurança nacional e para a transição para uma economia de baixo carbono. Ele também apresentou dados que reforçam o papel da mineração como um vetor de desenvolvimento econômico sustentável para todo o país. “A mineração é uma das três principais atividades do Brasil e é responsável por aproximadamente 40% do nosso superávit em termos comerciais. Indiretamente emprega 2,2 milhões de colaboradores. O Brasil é o sexto maior player mineral do mundo. E o Rio Grande do Sul tem um enorme potencial nessa área”, reforçou.
O deputado Paparico Bacchi expressou seu interesse em aprender mais sobre o setor mineral e destacou a necessidade de diversificar a economia local. “O Rio Grande do Sul está perdendo competitividade em algumas áreas, como a produção animal. Precisamos encontrar novas fontes econômicas para substituir essas perdas gradualmente ao longo do tempo”, afirmou. Ele também ressaltou a importância de o estado considerar as oportunidades oferecidas pela mineração.
Na reunião, César Faria, presidente da Copelmi, enfatizou a importância de o governo estadual implementar incentivos para impulsionar a produção mineral na região.
Também estiveram presentes ao encontro os diretores do IBRAM Alexandre Mello, de Assuntos Associativos e Mudança do Clima; e Paulo Henrique Soares, Comunicação do IBRAM, além de representantes de diversas entidades públicas e privadas. Entre eles estavam Otávio Pedelli, diretor de Mineração da Secretária de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul; Fernando Zancan, presidente da Associação Brasileira do Carbono Sustentável (ABCS); Tiago Pereira Neto, analista técnico Sênior do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS); além do presidente, do vice-presidente, do diretor de Comunicação e do tesoureiro do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Moisés Rodrigues de Rodrigues, Roberto Ferreira Amaro, Hermelindo Ferreira e José Renato Silva de Rosa, respectivamente. A empresa Copelmi estava representada pelo diretor de Sustentabilidade, Cristiano Weber.