Demanda "verde" está em alta, diz Siemens
12/05/10
A escassez de água e o alto custo da energia têm feito crescer a demanda de pedidos por soluções industriais focadas na sustentabilidade do setor de mineração. A Siemens, uma das principais fornecedoras de tecnologia no segmento, considera o aumento relevante.
“A procura por inovações que focam a área ambiental está crescendo. Até por uma maior exigência das regulações governamentais, mas também pelos déficits de recursos de muitos países”, afirmou, em entrevista ao DCI, o vice-presidente de tecnologias de mineração da Siemens VAI, parte da área industrial da gigante européia, Bernd Zehendbauer.
O crescimento do portfólio verde da companhia pode ser notado na participação dessas soluções no faturamento global da empresa. No balanço de 2007, o primeiro com análise específica no assunto, foram identificados no faturamento 17 bilhões de euros provenientes de venda de tecnologias ambientais, cerca de um quinto do montante de 76 bilhões de euros totais.
No ano seguinte -exercício 2008- , a margem subiu para R$19 bilhões de euros dentro de um faturamento global que se manteve em torno de 76 bilhões de euros. A Siemens, então, anunciou a meta de chegar aos 25 bilhões de euros “verdes” em 2012, o que representaria um terço de tudo que entra nos cofres da empresa. Mas o índice fechou 2009 em R$23 bilhões de euros, e a tendência é que a marca atinja a meta antes do prazo marcado.
DCI