Curso forma técnicos em manutenção de computadores
22/10/10
A chance de obter uma colocação no mercado de trabalho e melhorar de vida empolga os 28 jovens que fazem parte da primeira turma do curso de Manutenção, Montagem e Solda em Computadores, realizado no bairro do Iguape, em Ilhéus (BA), pelo Projeto Transformar. O curso será encerrado em dezembro de 2010, e os alunos com bom rendimento serão encaminhados para experiência de três meses em uma das empresas do Polo de Informática de Ilhéus.
Promover treinamentos que busquem capacitar profissionalmente jovens de comunidades da zona norte da cidade é uma das linhas de ação do Transformar, que já realizou outros cursos em Ilhéus, como, por exemplo, o de Instalador Polivalente e o de Auxiliar Multifuncional, nas comunidades da Ponta da Tulha, Ponta do Ramo, Mamoan e Retiro.
?São programas que buscam atender exatamente às necessidades do mercado de trabalho, de modo que os jovens que se empenharem no aprendizado saiam com grandes chances de obter uma colocação?, afirma a diretora do Instituto Aliança, Solange Leite.
Agentes transformadores – O curso de Manutenção em Computadores compreende uma carga horária de 100 horas, com aulas de quatro horas, de segunda a sexta-feira. Os alunos têm entre 18 e 29 anos e a maioria é do sexo feminino. Além da formação profissional, os treinamentos enfatizam aspectos ligados à identidade, cidadania, desenvolvimento local, voluntariado e à participação dos jovens como agentes transformadores em suas comunidades.
Segundo o instrutor Sérgio Murilo Teles, ?a conscientização dos alunos é um ponto fundamental no curso?, o que é também confirmado pela jovem Carla Torquato, uma das participantes do projeto: ?aqui não estão formando peão, mas cidadão?, diz a aluna, com orgulho.
O Projeto Transformar é uma iniciativa da Bahia Mineração (BAMIN), que tem como executor o Instituto Aliança.
Bamin Ascom