CSN lucra R$ 482 milhões no primeiro trimestre, alta de 31% frente à 2009
07/05/10
A CSN (CSNA3) divulgou, na noite desta quinta-feira (6), seu resultado do primeiro trimestre de 2010, reportando um lucro líquido de R$ 482 milhões, número 31% maior do que aquele visto no mesmo período do ano passado.
;
Por sua vez, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 91% na mesma base de comparação, atingindo R$ 1,3 bilhão, enquanto a margem Ebitda (relação percentual entre a receita líquida e o Ebitda) ganhou 13 pontos percentuais para encerrar o trimestre em 41%.
;
A companhia destaca a recuperação da economia brasileira e consequente retomada na demanda por aço no País, “puxada pelo bom desempenho das vendas pulverizadas para a construção civil, indústria automotiva e pelo setor de máquinas agrícolas, que têm mostrado uma demanda expressiva”.
;
Conforme dados do INDA (Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço), compilados no resultado da siderúrgica, os bons resultados do primeiro trimestre do ano, elevaram a expectativa de crescimento do setor de 15% para 20% em 2010.
;
Desempenho
A CSN aponta que, por conta deste cenário positivo, foram vendidas 1,3 milhão de toneladas em produtos siderúrgicos, um acréscimo de 96% em relação ao primeiro trimestre de 2009. Já a receita líquida do período veio em R$ 3,18 bilhão, subindo 30% na base de comparação anual.
;
As vendas de produtos siderúrgicos para o mercado externo mostraram alta de 101% no trimestre em relação ao mesmo período de 2009, ficando em 167 mil toneladas. As vendas para o mercado interno ficaram em 1,09 milhões de toneladas – alta de 96% na mesma base de comparação.
;
Compração trimestral
Na comparação trimestral, contudo, o lucro líquido registrou queda de 35%. Na mesma base de comparação, as vendas para o mercado externo recuaram 15%. A produção de aço bruto também registrou queda de 5% em relação aos três meses anteriores.
;
Já a receita líquida e o Ebitda marcaram alta frente ao trimestre anterior – de 4% e 8%, respectivamente. As vendas para o mercado interno também subiram 9% em relação aos três últimos meses de 2009.
;
Casa de Pedra
Vale mencionar que a CSN não menciona o IPO da Casa de Pedra, sua unidade de mineração, no comunicado dos resultados. A empresa informa, contudo, que a unidade produziu 5,1 milhões de produtos acabados de minério de ferro no trimestre.
InfoMoney