Crusader recebe concessão de lavra para mina Posse
03/02/14
A Crusader Resources recebeu, do Ministério de Minas e Energia (MME), a concessão de lavra para a mina de minério de ferro Posse, em Caeté (MG). A concessão, publicada ontem no Diário Oficial da União, vai permitir que a empresa produza vai permitir que a empresa australiana produza 360 mil toneladas por ano.
A Crusader operava a mina Posse, desde maio do ano passado, com uma Guia de Utilização e produzia 65 mil toneladas de ROM por mês. “A concessão de lavra permitirá a Crusader realizar o pleno potencial de Posse”, disse a empresa no comunicado.
A produção de minério de ferro na mina Posse foi de 186 mil toneladas de ROM no último trimestre de 2013. No mesmo período, foram vendidas 89 mil toneladas de minério de ferro, gerando cerca de US$ 4,3 milhões. Segundo o boletim da empresa, o custo operacional médio esta alinhado com as metas anuais e foi de R$ 25 por tonelada no trimestre.
Em setembro do ano passado, amostras preliminares apresentaram teor de 61,8% de ferro, com mais de 60% de recuperação, em testes de separação magnética a seco. Na ocasião, a mineradora afirmou que o resultado alavancava a produção da mina e o fluxo de caixa.
No mês seguinte, o diretor da Crusader, Paul Stephan, anunciou que havia vendido todo o minério de ferro granulado produzido na mina para sete siderúrgicas brasileiras. Entre elas, o executivo citou a Gerdau e a Arcelor Mittal. A meta de produção de 65 mil toneladas por mês foi alcançada em agosto de 2013.
?A licença de concessão na mina Posse é um grande passo para a Crusader. Estou muito animado com o potencial da mina em continuar se expandindo, à medida que os estudos para a Fase 2 [prevista para começar no primeiro trimestre deste ano] forem finalizados?, disse Rob Smakman, diretor administrativo da empresa.
De acordo com a portaria nº 36 de 29 de janeiro de 2014, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 30 de janeiro, a concessão para lavrar minério de ferro nos municípios de Caeté e Sabará, em Minas Gerais, é para uma área de 109,34 hectares.
A concessão de lavra limita a produção anual, em Posse, a 359,1 mil toneladas de ROM, relativa à reserva lavrável de 1,8 milhão de toneladas.
Notícias de Mineração Brasil