CREA-Minas promove seminário sobre mineração sustentável no norte do estado
11/12/12
Minimizar os impactos gerados pela mineração e discutir a importância da atividade no Norte de Minas Gerais são os principais objetivos do Seminário de Mineração Sustentável, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) e a Associação dos Engenheiros Ambientais do Norte de Minas (AEAM-NM), nesta terça-feira (11), das 9h às 17h30, na sede do Conselho em Montes Claros.
O seminário vai reunir cerca de 100 pessoas, entre profissionais da Polícia Ambiental, engenheiros, Governo Estadual e estudantes com interesse na área de mineração, a fim de transmitir informações técnicas sobre a exploração dos recursos minerais e promover uma discussão aprofundada no modelo de desenvolvimento econômico da região Norte. Para isso, dentre outros convidados, estarão presentes no evento Adriano Magalhães Chaves, secretário estadual de Meio Ambiente (Semad), e Rômulo de Carvalho Ferraz, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).
Segundo a AEAM-NM, dentro de cinco anos, devem chegar a R$ 8,6 bilhões os aportes em jazidas de minério de ferro e ouro encontradas em municípios do Nortemineiro como Grão Mogol, Riacho dos Machados, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Padre Carvalho e Serranópolis de Minas. Nestas e em outras cidades, foi descoberta uma superjazida de minério de ferro estimada em 12 bilhões de toneladas.
Segundo o presidente do Crea-Minas, o engenheiro civil Jobson Andrade, é extremamente importante promover o conhecimento sobre o assunto, principalmente neste momento em que o processo para a extração de minério está em fase de licenciamento e implantação na região.
O Seminário de Mineração Sustentável será realizado dentro da Semana de Engenharia da Inspetoria do Crea-Minas de Montes Claros, que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de dezembro.
ONorte.net