Cougar obtém mais 5 direitos minerários para projeto de lítio no Brasil
31/08/16
A Cougar Metals anunciou, nesta terça-feira (30), que obteve mais 5 direitos minerários para o projeto de lítio Ceará, localizado no Nordeste do Brasil. De acordo com a companhia australiana, eles estão localizados em uma área de 8.726 hectares, que é adjacente à Solonópole (CE), onde há mineração de lítio.Além de Solonópole, o projeto também conta com uma área denominada Cristais, que é uma região rica em pegmatitos. Segundo a mineradora, o projeto Ceará passou a ter, com os novos direitos minerários, um total de 35 processos, que somam aproximadamente 60.000 hectares.
?A Cougar está preparando um programa de exploração para começar após a garantia dos direitos. A exploração vai começar pela área de dentro e em volta do centro histórico de mineração de Solonópole?, declarou a empresa em atualização divulgada à bolsa de Valores da Austrália (ASX).De acordo com o comunicado da companhia divulgado no dia 3 deste mês, em Solonópole há ainda uma pequena atividade de mineração de lítio, iniciada nos anos 1980, para uso na indústria de cerâmica e de lubrificantes. No município, a Libra Ligas Brasil tem uma concessão de lavra para minérios do grupo do lítio, além de feldspato, tântalo e quartzo.
A empresa disse ainda que um mapeamento realizado pelo DNPM em 2012 identificou 200 ocorrências de pegmatitos em uma área de 40 quilômetros por 10 quilômetros. Os direitos que fazem parte da carta de intenções abrangem 90% dessa área.Segundo o website Jazida.com, todos os requerimentos de pesquisa da Cougar junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) estão em nome da Amazon Consultoria em Mineração e Serviços Ltda. Os 35 direitos minerários da empresa são de minério de estanho e se dividem entre as cidades cearenses de Solonópole, Milhã, Russas, Banabuiú, Ocara, Cascavel, Morada Nova, Banabuiú e Beberibe.A Cougar assinou, neste mês, um protocolo de intenções (LOI, em inglês) para adquirir 85% do projeto de lítio Ceará da MMH Capital, de Dubai. A Cougar vai criar uma empresa que ficará com 85% do projeto Ceará e vai emitir 100 milhões de ações da Cougar Metals para a MMH, que receberá também US$ 25 mil pelos direitos referentes a 30 mil hectares. No Brasil, a Cougar controla a Geológica Sondagens.Clique aqui e acesse a matéria.
Notícias de Mineração Brasil