Consumo global de cobre continua acima da oferta
23/11/11
A alta demanda da China impulsionou o consumo aparente global de cobre em agosto, fazendo com que o mercado mundial do metal ficasse deficitário em 161 mil toneladas nos oito primeiros meses do ano.
No mesmo período do ano passado, o déficit estava no patamar das 339 mil toneladas. Segundo dados divulgados ontem pelo Grupo Internacional de Estudos do Cobre (ICSG, na sigla em inglês), o resultado evidencia o desequilíbrio gerado pela menor produção dos principais países exportadores da matéria-prima, associada ao aumento do consumo nos emergentes.
“A produção global do cobre continuou a ter fraco desempenho relativamente à capacidade e ficou praticamente constante frente ao produzido um ano antes”, afirmou o grupo, em relatório. Entre janeiro e agosto foram produzidas 12,926 milhões de toneladas de cobre no mundo. O consumo mundial, por sua vez, somou 13,087 milhões de toneladas, sendo que um ano antes totalizava 12,955 milhões de toneladas.
Somente em agosto, a demanda mundial pelo metal avançou 6,8% ante julho, enquanto a produção cresceu 2,5%. O resultado surpreendeu, pois agosto geralmente é um mês de consumo fraco, durante as férias no Hemisfério Norte.
Valor Econômico