Consórcio Santa Quitéria lança website sobre projeto de urânio e fosfato
11/07/14
O Consórcio Santa Quitéria lançou um website com informações sobre o projeto de urânio e fosfato Santa Quitéria, em Itataia (CE), operado por meio de uma parceria entre as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a empresa Galvani. Um Centro de Informação ao Cidadão, localizado no centro de Santa Quitéria, também foi criado para atender o público interessado em conhecer e tirar dúvidas sobre o empreendimento.
O site do Consórcio Santa Quitéria, registrado pela Galvani em outubro de 2013, traz dados sobre o projeto, como a previsão do valor investido e a produção estimada, e disponibiliza para leitura online as cartilhas e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima).
No Centro de Informação ao Cidadão, é possível solicitar informações e ter acesso às cartilhas que esclarecem questões sobre mineração, radiação e o uso da água.
Com uma previsão de investimentos de R$ 850 milhões, da iniciativa privada, o projeto tem como objetivo a exploração de uma reserva mineral na qual o urânio se encontra associado ao fosfato. Para isso, além da mineração, serão implantadas unidades de produção de fertilizantes, de ração animal e de concentrado de urânio.
O próximo passo do processo de licenciamento ambiental é a realização de audiências públicas, que estavam previstas para este mês de julho, mas foram adiadas a pedido do Ibama. Segundo o consórcio, as novas datas serão anunciadas em breve.
De acordo com o website, o empreendimento vai permitir uma redução de 50% nas importações de fosfatados e quadruplicar a atual capacidade de produção de concentrado de urânio.
O projeto Santa Quitéria conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, que implantará infraestrutura de abastecimento de água, energia elétrica e na capacitação de mão de obra local, entre outras ações.
Outras informações sobre o projeto podem ser obitdas no no website do Consórcio Santa Quitéria no Centro de Informação ao Cidadão, em Itataia (CE).
Notícias de Mineração Brasil