Conselho Temático da Mineração da CNI recebe IBRAM para debater perspectivas do setor mineral
24/05/22
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou nesta terça-feira (24/5) da 14ª reunião do Conselho Temático da Mineração da Confederação Nacional da Indústria (Comin/CNI). Também estiveram presentes o diretor de Comunicação do IBRAM, Paulo Henrique Soares, e o diretor de Relações Institucionais, Rinaldo Mancin.
Durante o encontro, realizado na sede da Federação das Indústrias de Goiás (FIEG), em Goiânia (GO), com a presença do empresário e líder do Comin, Sandro Mabel, também presidente da FIEG, foram discutidas as perspectivas em relação às ações em prol da mineração brasileira. Projetos de lei de interesse do setor, assim como a necessidade de abertura de linhas de crédito, foram alguns dos pontos focais da reunião.
Raul Jungmann fez uma apresentação sobre o Instituto e reforçou os compromissos da indústria da mineração representada pelo IBRAM com a agenda ESG, que estabelece ênfase nas boas práticas voltadas à excelência em gestão do meio ambiente, responsabilidade social e governança.
O diretor-presidente do Instituto também exibiu a pesquisa sobre a reputação do setor mineral brasileiro. “O IBRAM tem levado as mineradoras no Brasil a planejar e a adotar ações para restabelecer a confiança da sociedade na capacidade da indústria de operar com mais segurança, tanto em relação às pessoas quanto ao meio ambiente”, afirmou Raul Jungmann.
Segundo ele, o acompanhamento da evolução da reputação tem demonstrado a assertividade das estratégias, das ações, das competências dos profissionais envolvidos para tornar a atividade minerária ainda mais sustentável e, assim, melhorar a imagem da mineração brasileira diante dos mais diversos stakeholders.
Sobre o Conselho Temático da Mineração – Comin
O Comin tem a finalidade de assessorar a Diretoria da CNI em matérias relativas ao desenvolvimento e à competitividade do setor minerário. Além disso, trabalha para identificar oportunidades para melhorar o ambiente de negócios que afeta o desenvolvimento do setor de mineração e sua cadeia produtiva. O conselho também discute e elabora propostas de políticas para promover o desenvolvimento produtivo do setor de mineração, além de promover o alinhamento e a articulação das entidades ligadas ao setor de mineração, visando a defesa de interesses do setor.