Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias: IBRAM reúne associações setoriais para apresentar resultados de 2023 e propostas para a edição 2024
17/10/23
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) reuniu-se, na manhã desta terça-feira, 17, com representantes de associações setoriais de várias partes do Brasil para apresentar os resultados da edição de 2023 da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, realizada em Belém (PA) entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, e detalhar proposta para a edição 2024.
Para o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias foi uma oportunidade para discutir problemas e soluções da região Além disso, ele destacou a grande diversidade de público no evento. “Na primeira edição da Conferência estavam presentes representantes de tribos originárias, empresários, militares, autoridades, governo, ambientalistas, pessoas ligadas à Academia. Enfim, foi algo bastante plural e nós, evidentemente, aprendemos bastante. Neste sentido, queremos compartilhar esta experiência e discutir futuras edições”, disse.
Jungmann também explicou a importância da união de diversos setores para organizar e participar ativamente do evento, com livre manifestação. “A Conferência foi voltada especificamente para um compromisso com a Amazônia. Não teve nenhum viés de negócio, ou seja, tampouco teve uma visão da mineração. O setor mineral esteve presente em um conjunto de vozes, de atores que participaram em igualdade com os demais setores. Para nós, era o propósito de um compromisso com a Amazônia, um compromisso maior que é superar a crise climática que ameaça a todos nós”, avaliou.
A edição 2024 está prevista para o mês de novembro, em Belém (PA). “A reunião de hoje é importante para um feedback e uma abertura para representantes dos demais setores da sociedade dialogarem e se unirem na construção de uma nova edição ainda mais representativa”, analisou o vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva.