Comunicação inclusiva foi um dos painéis da Diversibram 2023 – A Mineração sem Rótulos
29/03/23
A busca por maior diversidade e igualdade no setor mineral está entre as metas da Agenda ESG da Mineração do Brasil. A comunicação inclusiva é uma ferramenta para eliminar barreiras entre as pessoas que fazem parte de uma empresa. Nas organizações, os impactos resultam em profissionais mais produtivos, empenhados, criativos e com maior consciência organizacional.
A inclusão por meio da comunicação foi debatida na Diversibram 2023 – A Mineração sem Rótulos, evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) que aconteceu de forma virtual nesta terça-feira, 28 de março.
O painel “Comunicação Inclusiva” contou a participação dos consultores da Diversifica, Clara Teixeira e Leo Drummond; a gerente Jurídica da Hochschild Mining, Clarissa Brandão; a especialista de Recursos Humanos, Diversidade e Inclusão da Anglo American, Michele Silva; e a diretora de Joint Ventures não Operadas da BHP, Nelly Pazó León, como a moderadora.
Segundo Clara Teixeira, para obter uma comunicação que respeite, contemple e valorize a diversidade humana é necessário analisar dois pilares: “precisamos ver se a linguagem está sendo respeitosa, se o texto está com as palavras mais adequadas. Já o outro ponto é olharmos a representação daquele grupo minorizado, se a comunicação pode estar reproduzindo algum estereótipo”.
O consultor Leo Drummond explicou o conceito de “design universal” e como ele pode ser aplicado na comunicação das empresas. “Esse modelo de design propõe a ideia de que quando forem projetados produtos, ambientes, interfaces, é necessário que seja feito para o maior número de pessoas possível, sem que seja necessária uma adaptação no futuro. Aplicando para uma organização, toda informação, como e-mails, cartazes, vídeos, precisam ser planejados para que todas as pessoas consigam entender.”
Clarissa reforçou a importância que a comunicação tem na promoção de um ambiente mais diverso. “É inviável nós falarmos de diversidade e inclusão sem pensarmos no papel que a comunicação exerce nesse processo, principalmente, quando trazemos para o mundo corporativo, onde nós nos comunicamos com um público muito diferente na nossa cadeia de relacionamento.”
Já Michele Silva destacou o papel da liderança para a construção de um ambiente de trabalho que estimule a diversidade. “Para acontecer uma mudança em uma organização é necessário despertar a vontade de iniciar uma nova cultura, e isso vem através de uma cultura e de uma liderança inclusivas. A empresa precisa mostrar que a inclusão é um valor dela tanto no ambiente interno quanto no externo”, destacou.
Por fim, Nelly Pazó mostrou que todas as pessoas têm o direito de entender uma mensagem. Portanto, estabelecer uma comunicação clara, cuidadosa e inclusiva deve fazer parte da lista de valores das organizações. “É o direito de entender. É importante se questionar se o receptor dessa mensagem está de fato compreendendo o que foi dito e se a comunicação está sendo efetiva. Também acho importante analisar a coerência da mensagem com os valores da empresa. Se estão falando sobre inclusão, a comunicação deve ser inclusiva”.
Diversibram
A Diversibram 2023 foi um evento gratuito e online e debateu durante toda terça-feira, 28, ações desenvolvidas pelo setor mineral em prol da inclusão e da diversidade. Abordou temas variados, como cultura inclusiva, carreira de mulheres na mineração, comunicação inclusiva, interseccionalidade e presença feminina na mineração do Pará. Assista aqui o evento.
Clique aqui e veja a programação completa.
Patrocinadores e Apoiadores
A Diversibram 2023 conta com patrocínio da Anglo American (ouro), Vale (ouro), BHP (prata) e Mosaic Fertilizantes (bronze).
Apoio institucional: Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas em geral, Usinagem e Artefatos de Ferro e Metais (ABFA), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Associação Brasileira de Engenheiros de Mineração (ABREMI), Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Comercial de Minas (ACMINAS), Sindicato das Indústrias Extrativas de MInas Gerais (Sindiextra) e Sindicato das Indústrias de Joalheria, Mineração, Beneficiamento e Transformação de Pedras Preciosas (Sindipedras)
Apoio editorial: EaE Máquinas, Revistas Mineração & Sustentabilidade e Minérios e Minerales, Conexão Mineral, Climatempo, Notícia Sustentável.