Como a Inteligência Artificial está revolucionando a indústria de mineração no Brasil
28/08/23
A indústria de mineração enfrenta grandes desafios para garantir a confiabilidade, a segurança e a eficiência dos seus processos. Mas uma inovação brasileira baseada em Inteligência Artificial (IA) está transformando esse cenário. Trata-se de uma solução que integra câmeras, radares e sensores em uma única plataforma, capaz de monitorar diferentes aspectos da operação com interpretação de imagens por visão computacional e machine learning.
A solução foi desenvolvida pela ALTAVE, líder de monitoramento inteligente no Brasil, e já está sendo utilizada por grandes empresas do setor mineral, como Vale, Samarco e J. Mendes. Segundo a ABI Research, os gastos globais com tecnologias digitais na indústria de mineração devem chegar a US$ 9,3 bilhões até o ano de 2030.
Com a solução da ALTAVE, é possível detectar e prevenir invasões, furtos, falhas estruturais e acidentes ocupacionais em áreas restritas ou de difícil acesso. O sistema também monitora anomalias ambientais como incêndios florestais – já em uso pela Samarco no Parque Nacional Serra do Gandarela, em Minas Gerais. Além disso, a inovação permite, aos operadores e gestores, uma visão geral da operação em tempo real, conhecida como consciência situacional, que facilita a tomada de decisão e a otimização dos recursos.
“A Inteligência Artificial é uma ferramenta importante para transformar dados em conhecimento e ação. Com a nossa solução, oferecemos aos nossos clientes informação qualificada e em tempo real, permitindo aumentar a produtividade, a segurança e a sustentabilidade das suas operações”, afirma Bruno Avena, CEO da ALTAVE.
É possível conhecer mais sobre essa inovação no estande da ALTAVE na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração – EXPOSIBRAM 2023, que acontecerá em Belém, PA, entre 28 e 31 de agosto. O evento reunirá mais de 500 expositores nacionais e internacionais, que apresentarão as últimas novidades em tecnologia, equipamentos e serviços para o setor mineral.
Para mais informações sobre a solução da ALTAVE, visite o site www.altave.com.br