Com olhar para a inclusão, Artemyn valoriza presença feminina no setor mineral
29/04/25
Neste Dia do Trabalhador, a multinacional Artemyn, uma das maiores do setor de minerais e a maior em operação de caulim do mundo, destaca um de seus compromissos mais relevantes no Brasil: ampliar a participação feminina na mineração. Presente no estado do Pará, a empresa gera mais de 500 empregos na região, com um olhar especial para a contratação e valorização de mulheres, que hoje representam pouco mais de 10% do quadro local.
Pode parecer pouco à primeira vista, mas no universo predominantemente masculino da mineração, esse número representa uma guinada importante. E a Artemyn está só começando.
Com operações nos municípios paraenses de Barcarena e Ipixuna, a companhia atua na extração e beneficiamento de caulim, e aposta em políticas inclusivas como diferencial competitivo e social. Em apenas nove meses de operação no estado, mais de cinquenta novos postos de trabalho foram criados diretamente.
A mecânica Daniela Braz, de 37 anos, é exemplo desse novo momento. Tendo iniciado sua trajetória como estagiária na antiga Imerys, adquirida em 2024 pelo Flacks Group e transformada na atual Artemyn, ela hoje atua na unidade de Barcarena com orgulho e ambição. “Espero crescer na empresa, aprendendo novas habilidades e assumindo responsabilidades que contribuam para o meu desenvolvimento e para o sucesso da organização”, afirma.
Para dar suporte a esse compromisso, a Artemyn vem implantando um plano de carreira estruturado para seus colaboradores, com diretrizes revisadas por seu novo comitê executivo. O RH também lidera iniciativas voltadas para o bem-estar e desenvolvimento humano, incluindo campanhas de saúde, escuta ativa e orientações personalizadas.
Além disso, a empresa oferece benefícios que promovem qualidade de vida — como incentivo à prática de atividades físicas, guias de saúde mental, higiene do sono e outros cuidados essenciais.
Ao investir na inclusão feminina e no cuidado com as pessoas, a empresa mostra que é possível transformar o setor mineral com responsabilidade social, inovação e um toque de sensibilidade. Afinal, força também se mede em oportunidades.

Daniela Braz, mecânica e colaboradora Artemyn. Crédito: Divulgação
Sobre a Artemyn
A Artemyn, que antes pertencia ao grupo Imerys e foi adquirida pelo Grupo Flacks, é uma empresa global de caulim, carbonato de cálcio, talco e hidróxido de magnésio, soluções minerais voltadas à indústria, com presença na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. As operações no Pará incluem extração de caulim – um mineral inerte e não tóxico – em Ipixuna do Pará, uma planta de beneficiamento e um porto em Barcarena. Para conhecer mais sobre as iniciativas da empresa no Pará, acesse www.artemyn.com.