Com apoio da Equinox Gold, alunos de Barrocas realizam ações transformadoras em projeto de educação integral do Ministério da Cultura e da Evoluir
26/11/24
Trabalhos realizados pelas turmas do Colégio Municipal de Barrocas e da Escola João Francisco Pereira, em Barreira, podem ser vistos até o dia 22/11
Desde julho, estudantes e educadores da rede pública de Barrocas (BA) participam de um projeto gratuito, em que a diversão está a serviço da educação integral e do desenvolvimento de habilidades essenciais para os futuros cidadãos. É o Heróis em Ação, que utiliza a gamificação para abordar temas fundamentais como protagonismo e trabalho em equipe, em linha com as competências da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC.
O resultado dessas ações pode ser visto em exposição que acontece de 18 a 22 de novembro, no Ginásio de Esporte José Anadson Queiroz, quando o público poderá conferir como essa mobilização para o bem comum funciona na prática.
Patrocinado pela Equinox Gold e realizado pela Evoluir, o Heróis em Ação é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, beneficiando mais de 30 educadores e mais de 800 estudantes, direta e indiretamente.
Apoiado pela moderna tecnologia pedagógica da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), o Heróis em Ação inclui uma jornada formativa de 40 horas para os professores – com quatro encontros de capacitação – e oficinas para os alunos, que participam de um jogo colaborativo inspirado no livro ‘Lá Onde Eu Moro’, distribuído aos participantes.
“O projeto propõe um game com uma narrativa dinâmica e empolgante, e foi muito gratificante ver como todos se engajaram”, destaca Taciana Begalli, coordenadora do Heróis em Ação na Evoluir. “Com o suporte de uma arte-educadora local e da equipe pedagógica da Evoluir, os estudantes escolheram uma causa que fizesse sentido para a sua comunidade, incluindo temas como desenvolvimento social e ambiental”, conta. As crianças e jovens se organizaram em ‘ligas’, selecionaram a intervenção e partiram para a ação. Os resultados foram excelentes e podem ser conferidos na exposição, aberta a todos os moradores”, acrescenta.
A coordenadora acrescenta que, ao mesmo tempo em que se divertiam elaborando as ações, os alunos tiveram a oportunidade de expandir habilidades como autoconhecimento, equilíbrio emocional, capacidade de comunicação, relacionamento, pensamento crítico e engajamento comunitário para o bem comum.
“O projeto Heróis em Ação traz objetivos pautados na autonomia e contribui para o desenvolvimento de cidadãos conscientes, solidários e cooperativos”, acredita a professora Rita de Cássia, do Colégio Municipal de Barrocas. “Nos encontros de capacitação, debatemos algumas metodologias de inclusão e protagonismo juvenil, de forma que pudéssemos transformar o espaço escolar e torná-lo mais agradável, dinâmico e colorido”, diz.
Para a professora Luciana Araújo, da comunidade de Barreira, o projeto foi muito importante tanto para os professores que participaram e conheceram a metodologia inovadora, quanto para os alunos e para a comunidade local de Barreira. “A metodologia ABP nos proporcionou uma diversidade de conhecimentos. Como agente multiplicadora do projeto, acredito que ele prepara os alunos para resolver muitas situações do mundo, ampliando o conhecimento em uma dimensão social”, diz Luciana Araújo.
A aluna Lidice Rosário avalia que o projeto Heróis em Ação a fez refletir um pouco sobre o que quer fazer e o que realmente quer seguir. “Com base na caminhada, percebemos alguns problemas na cidade e aqui na escola, mas decidimos que iríamos atuar e principalmente mudar as coisas em nossa biblioteca. Temos uma necessidade muito grande de ter um espaço silencioso, por isso decidimos realizar a ação nesse lugar para deixar tudo mais atraente e interessante para os alunos”.
“A Equinox Gold tem o orgulho de patrocinar o projeto Heróis em Ação, que está transformando a vida de estudantes e educadores de Barrocas. Acreditamos que a educação integral é fundamental para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e engajados, e é inspirador ver como a gamificação e a Aprendizagem Baseada em Projetos estão sendo utilizadas para promover habilidades essenciais como protagonismo, trabalho em equipe e pensamento crítico”, afirma Kerlley Freire, coordenadora de Responsabilidade Social.