Coffey Mining destaca desafios e soluções para exploração mineral no SIMEXMIN 2010
14/05/10
A Coffey Mining, empresa do grupo Coffey, líder global em consultoria nos mercados de infraestrutura física e social, apresentará soluções para o mercado de exploração mineral durante o IV Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral 2010 (?SIMEXMIN?), entre os dias 23 e 26 de maio em Ouro Preto, Minas Gerais.
;
Promovido pela Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira, o SIMEXMIN é um fórum de referência em exploração mineral que congrega a comunidade brasileira e internacional do setor para discutir os entraves e os avanços ocorridos em exploração mineral no Brasil e no exterior nos últimos anos. As discussões envolvem temas políticos, econômicos, legais, tecnológicos, ambientais e de financiamento.
;
Mario Reinhardt, diretor de desenvolvimento de negócios e operações da Coffey Mining no Brasil, disse que o desenvolvimento das diversas etapas da exploração mineral no Brasil ainda enfrenta desafios, mas destacou o esforço atual do país em dispor de um melhor e cada vez maior número de dados públicos para promover a redução dos riscos envolvidos na pesquisa mineral e aumentar investimentos locais.
;
?Eu acredito que a disponibilidade mais ampla e a preços baixos, ou mesmo sem ônus, de dados aerogeofísicos, geoquímicos de sedimento de corrente e de rochas, imagens, uma cartografia básica mais sistemática e detalhada, além de atualizações dos grandes; contextos metalogenéticos faria com que os riscos da pesquisa mineral fossem mais; reduzidos. Consequentemente, os investimentos aumentariam ainda mais, promovendo resultados positivos e um maior retorno para a comunidade e o país.?
;
?Uma atualização das exigências mínimas dos padrões brasileiros relacionados à pesquisa e recursos minerais,; com aplicação das melhores práticas consagradas internacionalmente, poderia incentivar ainda mais o setor e fomentar a sua; profissionalização de maneira cada vez maior?, adicionou.
;
Apesar dos desafios, Reinhardt disse que a consultoria vem observando uma forte retomada de investimentos e viabilização de projetos de mineração no Brasil e na América do Sul, com um grande número de investidores internacionais com interesse nesses projetos.
;
?Atualmente, a equipe brasileira da Coffey Mining está trabalhando em cerca de 25 projetos de exploração mineral e recursos, no Brasil e no exterior, em diversas fases, desde grassroots até estimativa de recursos, realizando atividades que incluem estudos regionais, targeting com sensoriamento; remoto, geofísica e análise multi-criterio, follow-up de alvos e detalhamento e estimativas de recursos?, explicou Reinhardt.
;
A Coffey Mining estará presente no SIMEXMIN 2010 com profissionais das áreas de geologia, engenharia de minas e geotecnologias destacando as melhores práticas em prospecção, pesquisa e desenvolvimento de projetos exploração mineral e soluções geo-espaciais.
;
?Ampliamos o leque de disciplinas técnicas do nosso quadro de profissionais para atender a demanda cada vez maior por estudos técnicos conceituais, de pré-viabilidade e de viabilidade econômica. Alguns desses novos profissionais estarão presentes no nosso stand, inclusive o Linton Kirk, engenheiro-chefe global da área de engenharia de minas da Coffey Mining, que foi transferido recentemente para a operação brasileira?, concluiu Reinhardt.;A Coffey Mining conta com 50 anos de experiência global na indústria mineral, mais de 15 anos de experiência no Brasil, e especialistas credenciados junto a todas as jurisdições minerais ao redor do mundo.
;
External Communications Manager