Codelco usa robô para inspecionar equipamentos antes da manutenção
24/04/15
A Codelco, maior mineradora de cobre do mundo, vai utilizar um robô automatizado para melhorar as condições de segurança da operação División Gabriela Mistral (DGM), em Antofagasta, no Chile.
O robô, batizado de ToroSpector1, já está no site da mina, conforme informou no último dia 22 a mineradora, e tem o objetivo de evitar a exposição de trabalhadores a circunstâncias de risco de alto potencial para garantir um serviço de manutenção com boas condições de segurança.
De acordo com a Codelco, o robô possui transmissão online, com imagens de alta resolução, repassando as informações necessárias para o planejamento seguro das atividades de manutenção. O ToroSpector 1 vai inspecionar visualmente espaços restritos em DGM, como em rampas, correias transportadoras, revestimentos, entre outros, antes que um trabalhador vá até o local para fazer a manutenção.
A iniciativa de utilizar um robô automatizado para fiscalizar as condições de determinado local no site de mineração da operação DGM é da Superintendência de Inovação e Tecnologia do departamento de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Minerais da Codelco. O ToroSpector1 permite o acesso simultâneo de cinco pessoas para observar as imagens, possibilitando uma análise mais completa e a definição de soluções com mais precisão.
O ToroSpector1 possui uma câmera de inspeção, LED de alto-brilho, câmera para navegação, chassis de fibra com freio ABS, rodas de poliuretano e comunicação sem fio. O robô da Codelco possui uma capacidade de descolamento de 70 metros a 150 metros.
A mineradora de cobre disse que entre os serviços oferecidos pelo robô, se destacam a rápida obtenção de informação do lugar onde o ToroSpector está, o acesso seguro a espaços restritos e áreas remotas, uma vez que as condições serão avaliadas, a captura de imagens em alta resolução e a análise detalhada das condições do local. As informações são de comunicado enviado ao mercado na quarta-feira (22) pela Codelco.
Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.
Notícias de Mineração Brasil