Codelco prevê alta na demanda por cobre
26/03/07
BUENOS AIRES, 26 de março de 2007 – O presidente executivo da Codelco, José Pablo Arellano, que comanda a maior mineradora de cobre do mundo, disse que a demanda pelo metal vai continuar a aumentar até o final do ano que vem devido ao volume “inimaginável“” de novas obras do setor de construção civil chinês. A China, maior consumidor mundial de cobre, “voltou ao mercado” depois que os preços, que passaram por uma alta recorde em maio do ano passado, obrigaram algumas fabricantes a desacelerar as aquisições e recorrer a seus estoques, o que deteve a alta, disse Arellano.
O cobre deu um salto de 27% desde sua maior baixa recorde dos últimos 10 meses, alcançada no último dia 2 de fevereiro. “A urbanização, de modo geral, exige grandes volumes de cobre. A China está atravessando precisamente esse estágio de desenvolvimento.” Arellano preferiu não especificar uma previsão para os preços do metal.
Os estoques de cobre monitorados pela Bolsa de Metais de Londres (LME) vêm caindo há cinco semanas consecutivas, enquanto as reservas armazenadas pela Bolsa de Futuros de Xangai mais do que duplicaram, sinalizando o aumento das importações por parte da China. (Bloomberg News – Gazeta Mercantil)
Gazeta Mercantil