Cetem conta a história de 20 anos de pesquisa sustentável na mineração
26/06/12
O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) coloca à disposição da comunidade mineradora brasileira e internacional todo o seu acervo de projetos e iniciativas para implantação do conceito de desenvolvimento sustentável na mineração.
O centro faz um apanhado histórico de como em 1989 iniciou essa temática e a incorporação nas suas principais linhas de pesquisa. O Cetem está utilizando dois instrumentos para relatar essa trajetória: o livro “Da Rio92 à Rio+20: O Cetem e a pesquisa sustentável dos recursos minerais” e um hotsite específico na sua página na Internet (www.cetem.gov.br) onde apresenta os objetivos e os desdobramentos dos seus principais programas nos últimos 20 anos.
A publicação e o hotsite detalham trabalhos pioneiros, inclusive em escala global, sobre o mercúrio no meio ambiente, até os mais sofisticados processos minerometalúrgicos de ponta, passando por uma gama considerável de “tecnologias sociais” desenvolvidas. O material também resume cerca de 160 trabalhos e publicações, incluindo livros e séries do Cetem, classificados por sustentabilidade, indicadores, tecnologia social, meio ambiente, inovação, resíduos e reciclagem.
Os interessados poderão ter acesso a títulos como “Os impactos negativos da mineração do carvão”; “A mineração em terras indígenas: a procura de um marco legal”; “Indicadores de desenvolvimento sustentável para a indústria extrativa”; “Desativação de minas” e “O transporte de metais pesados no solo no contexto da disposição de resíduos sólidos”, entre muitos outros assuntos.
Ascom do Cetem