CEO de Ferrovias da BAMIN, Sérgio Leite, recebe a Medalha JK por contribuição ao setor de transporte
14/03/25
Premiação da Confederação Nacional do Transporte aconteceu na quarta-feira (12) em Brasília

Foto: Divulgação
Bahia, 14 de março de 2025 – Sérgio Leite, CEO de Ferrovias da BAMIN e presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), foi um dos agraciados com a Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro – Medalha JK. A honraria foi concedida pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) nesta quarta-feira (12), em cerimônia realizada na sede do Sistema Transporte, em Brasília (DF).
A Medalha JK, instituída em 1991, é considerada a mais alta distinção concedida pelo setor de transporte a profissionais que se destacaram por sua atuação e contribuição ao desenvolvimento da infraestrutura e mobilidade no Brasil. Sérgio Leite foi um dos 12 homenageados da edição, que também contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho.
Criada em homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, a Medalha JK reconhece o legado do fundador de Brasília e um dos principais impulsionadores da infraestrutura nacional. A honraria é concedida em três categorias – Grã-Cruz, Grande Oficial e Oficial – e destaca líderes e profissionais comprometidos com a modernização do transporte no Brasil.
Sobre a BAMIN
A BAMIN está construindo um novo corredor logístico de integração e de exportação para a mineração e para o agronegócio para o Brasil, que incluem a Mina Pedra de Ferro, na cidade de Caetité, e os projetos de solução logística integrada: o terminal de águas profundas Porto Sul, em Ilhéus, e o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1) , que ligará Caetité a Ilhéus, com 537 km de extensão.