Centroprojekt em Nova Lima (MG)
26/01/07
A empresa tcheca Centroprojekt anunciou ontem o interesse em investir R$ 20 milhões para implantação, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), de uma unidade de fornecimento de tecnologia, serviços e produção de equipamentos para indústrias siderúrgicas e de mineração. O empreendimento deve gerar 210 empregos diretos e indiretos, com expectativa de faturar R$ 20 milhões já no terceiro ano de funcionamento.
O primeiro contrato da multinacional tcheca em Minas foi fechado com a Minerações Brasileiras Reunidas S/A (MBR). A Centroprojekt vai instalar quatro precipitadores eletrostáticos na planta da MBR em Nova Lima, para controle de poluição atmosférica na unidade de pelotização de minério. Com sede em São Paulo, a Centroprojekt Brasil irá comprar matéria-prima em Minas e operar as vendas, a partir do Estado, visando à exportação e ao mercado interno.
A empresa também promoverá o treinamento e a capacitação de mão-de-obra, prioritariamente local, a ser aproveitada nos processos fabris e de desenvolvimento de tecnologias. Ontem, o diretor-comercial da Centroprojekt Brasil, Valdir Folgosi, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Wilson Nélio Brumer, assinaram, em Belo Horizonte, o protocolo de intenções para a implantação da unidade da empresa em Nova Lima.
Diário do Comércio (MG)