Centro de Excelência: como a Vale está trabalhando para construir processos mais produtivos
05/04/18
Encontrar soluções diferenciadas e substanciais para nossos desafios, assim como compartilhar conhecimento e melhores práticas, exige esforço e integração de diversas áreas. E é por isso que a Vale investiu na implementação do Centro de Excelência (CE), uma unidade do Centro de Operações Integradas (COI) que iniciou suas operações em janeiro passado, com o objetivo de impulsionar o desempenho dos nossos processos e de nossos ativos da cadeia de valor.
A atuação do Centro de Excelência é voltada para mitigar riscos, identificar oportunidades e promover a integração de soluções técnicas na visão da cadeia”, explica o gerente do Centro de Excelência Portos.
Com empregados especializados em diversas disciplinas das áreas de mina, ferrovia e porto, além de competitividade e simulações integradas de capacidade, o CE promove a visão integrada dos processos, ativos e da performance de todas as fases da cadeia para apoiar tecnicamente as estratégias traçadas pelo COI Global. “A atuação do Centro de Excelência é voltada para mitigar riscos, identificar oportunidades e promover a integração de soluções técnicas na visão da cadeia”, explica o gerente do Centro de Excelência Portos, Rodrigo Vasconcelos.
A equipe da unidade tem como responsabilidades desafiar o status quo utilizando técnicas avançadas de análises e benchmarking interno e externo, desenvolver e disseminar soluções replicáveis e escaláveis e as melhores práticas entre as áreas. Assim, ela consegue alcançar novos patamares de desempenho e de produtividade da cadeia de valor, otimização sustentável dos processos e ativos, potencializar o planejamento global integrado da cadeia e promover a cultura de alto desempenho.
Dessa forma, os empregados passam a fazer estudos e análises focando em toda a cadeia, incluindo a Malásia e os portos de blendagem na China, em vez de atuar apenas em partes isoladas do processo. “A atuação do CE é direcionada para impulsionar as melhorias na cadeia de valor através de modelos de simulação e otimização, análises avançadas, benchmarking e conhecimento aplicado com o objetivo de maximizar o resultado de toda a cadeia de valor”, afirma o gerente-executivo do Centro de Excelência, Adilson Nico.
Com base em análises avançadas, a unidade espera identificar oportunidades de alto impacto em performance e produtividade para processos. Já com gestão do conhecimento, a equipe é responsável por identificar, disseminar e acompanhar a criação das melhores práticas, soluções e conhecimento para as operações, buscando promover a cultura de alto desempenho.
Ricardo Lempke, engenheiro, está animado com o desafio. “Vim da Ferrovia, de Vitória, para o Centro de Excelência. Essa mudança foi uma oportunidade, já desejada há algum tempo, de trabalhar em uma área da empresa com uma visão mais ampla do processo produtivo.”