Centaurus planeja nova mina em Minas Gerais
03/04/14
Companhia dará entrada ao processo de licenciamento do projeto Candonga, em Guanhães
A Centaurus Metals, mineradora com capital australiano sediada em Belo Horizonte, pretende dar início a uma nova operação de minério de ferro em Minas Gerais. A companhia dará entrada ao processo de licenciamento do projeto denominado Candonga, localizado na região de Guanhães (Vale do Rio Doce).
Após resultados positivos de estudos realizados para avaliar a qualidade do minério de ferro na jazida, a companhia busca acelerar o desenvolvimento do projeto, que será de pequena escala.
Em comunicado divulgado nesta semana, a empresa informou que já apresentou o relatório final de exploração ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
Além disso, a Centaurus pretende entrar com o pedido de Guia de Utilização (GU) junto ao departamento no início deste mês. Caso consiga a licença, a empresa poderá extrair até 300 mil toneladas de minério run of mine (ROM) anualmente.
Nesta semana, a empresa anunciou que identificou minerais de alta qualidade, com teor de 66% de ferro e baixa impureza. Além disso, o material compreende minério de ferro granulado e pronto para a entrega.
Candonga está a 33 quilômetros do projeto Jambreiro, principal empreendimento da mineradora, instalado em São João Evangelista, no Vale do Rio Doce. As reservas são de aproximadamente 11,9 milhões de toneladas de minério de ferro.
Diário do comércio