Cedec-MG passa a ser participante oficial do Projeto PROX
14/11/23
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) assinou Termo de Cooperação com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para selar a participação no projeto do aplicativo PROX. A ferramenta foi desenvolvida pela Cemig em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) para multiplicar a segurança em áreas de riscos de barragens, hidrológicos, geológicos, queimadas e descarga elétrica.
Para usar o PROX basta baixar o aplicativo para smartphone nos sistemas operacionais Android e IOS. Segundo o diretor-presidente, Raul Jungmann, o PROX traz cada vez mais transparência e autonomia para a sociedade. “Esse aplicativo tem um potencial enorme para crescer e agregar mais elementos para a gestão de riscos. Temos um universo enorme pela frente para entregar para a população algo muito efetivo no controle e segurança das pessoas”, afirmou Jungmann.
Divulgada no Diário do Executivo de Minas Gerais no último mês, a participação da Cedec-MG visa o avanço das ações colaborativas entre os participantes para aprimorar a gestão de riscos e desastres no estado de Minas Gerais. Eles atuarão no incentivo às Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Comdec) para que adotem e implementem essa nova ferramenta nos seus respectivos municípios.
Entre as ações determinadas no Termo de Cooperação está a disponibilização gratuita da ferramenta com acesso integral a todas as suas funcionalidades para o Coordenador Municipal e sua equipe, permitindo que as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil tenham esse recurso avançado e tecnológico como aliado no gerenciamento de riscos do seu território.
A Cedec-MG destaca que outro objetivo importante no projeto é a utilização do PROX para a delimitação de áreas de autossalvamento e rotas de fuga conforme estabelecido no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM).
Nos próximos meses serão promovidas ações de capacitação e treinamento para os profissionais envolvidos, visando o uso correto da plataforma e a integração de seus recursos às estratégias de gestão de risco e resposta a desastres.
Leia mais
IBRAM reforça importância do aplicativo PROX, em evento em Mariana (MG)