CBA prepara nova mina para entrar em operação
14/03/07
SÃO PAULO, 13 de março de 2007 – A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), do Grupo Votorantim, se prepara para inaugurar, no segundo semestre deste ano, a Unidade de Miraí, na Zona da Mata mineira.
;
No total, estão sendo investidos na mina R$ 150 milhões em uma mina que poderá ter capacidade de até 4 milhões de toneladas de bauxita beneficiada por ano, a partir dos quatro módulos que estão planejados para ser implantados. Para o início da operação, porém, apenas o primeiro módulo está sendo instalado e os demais estão condicionados à decisão de ampliação da fábrica de alumínio da companhia. Somando-se às unidades de mineração da CBA já existentes – Itamarati de Minas e Poços de Caldas -, a empresa passa a contar com três plantas no estado de Minas Gerais, principal pólo siderúrgico e minerário do País.
;
Até a finalização das obras, a nova unidade de mineração terá aproximadamente 1,5 mil pessoas trabalhando. Após inaugurada, a empresa deverá contar, inicialmente, com 200 trabalhadores, número que pode chegar a 400 pessoas empregadas quando for atingida a capacidade máxima instalada.
;
Ocupando uma área total de mais de 540 hectares, a nova unidade terá uma barragem de contenção de efluentes de 52 metros de altura por 435 metros de comprimento, com reservatório capaz de abrigar 28 milhões m3 de efluentes, total que, futuramente, será ampliado para 57 milhões de m3. A companhia explicou que o tipo de resíduo gerado na nova unidade é inerte, e ficará acondicionado no reservatório, portanto sem o lançamento à jusante da barragem. Toda a água utilizada durante a lavagem da bauxita é reaproveitada através de um processo de recirculação.
;
(Redação – InvestNews)
Gazeta Mercantil