CBA já recebeu mais de 10.500 visitantes em Poços de Caldas
20/09/22
Há mais de 20 anos, o Programa de Educação Ambiental (PEA) da Companhia Brasileira de Alumínio – CBA viabiliza a educação ambiental de qualidade e estabelece um legado positivo para a conservação do meio ambiente nas localidades em que está inserida. O intuito é formar, junto às comunidades locais, agentes multiplicadores de conteúdo para desenvolver um senso de cidadania pautado no equilíbrio entre o homem e a natureza.
Uma das iniciativas do PEA é a oportunidade de conhecer a CBA para ampliar o conhecimento da população sobre mineração sustentável, meio ambiente, segurança e reabilitação de áreas mineradas. A ação é voltada para estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior, comunidade, poder público, pessoas envolvidas nos projetos sociais da Companhia, entre outros.
Desde o início, mais de 10.500 pessoas já conheceram a Unidade de Poços de Caldas. “O objetivo é proporcionar experiências enriquecedoras para a formação e a conscientização dos visitantes, vivenciando, na prática, os temas relacionados ao meio ambiente e à mineração sustentável”, explica Alexis Dias de Souza, gerente da Unidade de Mineração da CBA em Poços de Caldas.
Durante a visita, os participantes conhecem a atuação da Companhia, a sustentabilidade do processo, as etapas da reabilitação de áreas mineradas, os aspectos socioambientais, os projetos sociais, as ações e atitudes de respeito e consciência ambiental, individual e coletiva. Além disso, são realizadas visitas de campo, nas quais os participantes conhecem a Usina de Beneficiamento, o pátio de minério e o pátio de carregamento.
As visitas podem ser realizadas em grupos de aproximadamente 30 pessoas e têm duração de três horas e meia, em média. Para conhecer a CBA, é preciso fazer o agendamento prévio com a equipe do Programa de Educação Ambiental, por meio do telefone (35) 3714-2503.
Mineração Sustentável
A busca por uma mineração cada vez mais sustentável é o legado da CBA. Essa dedicação já atravessa décadas. Em Poços de Caldas (MG), onde a CBA está há mais de 80 anos, esse trabalho tem sido desenvolvido por meio de diversos projetos que englobam educação ambiental, gestão de resíduos e recuperação de áreas mineradas.
“Ser sustentável é fazer bom uso do bem mineral para, posteriormente, devolver a área minerada para a natureza e para a comunidade com a mesma qualidade ou até superior à de origem. Apoiamos os investimentos em projetos sociais em nossa região e intensificamos ações para um bom relacionamento com a comunidade”, completa Alexis.
Sobre a CBA
Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio – atua de forma integrada, da mineração ao produto final. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio. Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3. Com receita líquida de R$ 8,4 bilhões em 2021 e R$ 1,5 bilhão de EBTDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceira com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade. Quer saber mais? Acesse www.cba.com.br.