Catoca prevê aumento da produção
10/01/12
A direcção da Sociedade Mineira de Catoca perspectiva, para 2012, uma gestão parcimoniosa dos recursos, para fazer face à volatilidade dos preços dos diamantes, devido à crise financeira que subsiste nos principais países consumidores, aliado ao facto de ser previsível uma maior complexidade das operações mineiras.
De acordo com o relatório de balanço da empresa, a medida é consequência do aumento da dureza do estéril e do minério a extrair, que provoca um aumento nos custos de exploração e visa salvaguardar os níveis de rentabilidade e a estabilidade da força de trabalho.
?Atenção particular deverá ser prestada aos novos negócios, mediante criação de condições para a implementação do projecto Tchiuzo, bem como para o início efectivo das actividades de investigação geológica nas novas concessões?, refere o documento.
Catoca anuncia ter alcançado em 2011, à semelhança dos anos anteriores, os principais objectivos relacionados com a função da empresa, como a investigação geológica mineira, o tratamento de minério, a recuperação e comercialização de diamantes. Estes objectivos foram alcançados apesar de dificuldades na exploração mineira.
No âmbito do reforço da capacidade organizativa e da melhoria da gestão, prosseguiu a implementação do programa estratégico de capital humano, mediante a execução dos sub-programas de avaliação de desempenho, de produtividade, da política de compensações e de sucessão.
Paralelamente, a empresa procedeu; à construção da nova estrutura orgânica e funcional, baseada nos desafios estabelecidos, deu continuidade ao programa de aplicação do sistema integrado de gestão do meio ambiente, saúde ocupacional e segurança no trabalho, bem como a implementação de acções de melhoria operacional.
A Sociedade Mineira de Catoca não deixou de partilhar, com todos os trabalhadores, o mérito de ter sido designada pela Deloitte a melhor empresa do ano no ramo mineiro, pela excelência da gestão e, por conseguinte, galardoada com o prémio Sirius.
Jornal da Angola